domingo, 14 de dezembro de 2025

FORMULÁRIO - REQUERIMENTO DE DIREITOS E VANTAGENS-RDV

 

TOQUE NO AQUI OU NUMA IMAGEM PARA ACESSAR O FORMULÁRIO COMPLETO E BAIXÁ-LO





Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883

Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:

1. Fábulas I
2. Fábulas e Ilustrações no Capricho
3. Sermões edificantes I
4. Sermões edificantes III
5. Revelação de Levítico I
6. Revelação de Levítico II
7. Revelação de Levítico III
8.Universidade para Pais



Contribuição voluntária e sem valor determinado.

Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883


Canal de Vídeo


Marcio Gil de Almeida 

Dicas para Lida com a Indisciplina

Professor Antônio Moura







Plano de Aula Quinzenal - Lingua Portuguesa - Acolhida, Didática, diagnóstico, leitura, pontuação, ditado temático

 


a

Escola: Municipal Nicolau Coelho

Turma: 4º ano matutino

Professor(a) Marcio Gil de Almeida               Componente Curricular Língua Portuguesa

Período: 13/03/23 até 26/03/2023                


ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO QUINZENAL

Habilidades

(EF04LP02) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).

EF04LP09 Ler e compreender, com autonomia [...] gêneros do campo da vida cotidiana [...] e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

EF15LP10, EF15LP11, EF15LP13, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP04, EF35LP05

Objetivo



Acolher os alunos no primeiro dia de aula 

Diagnosticar o aprendizado dos alunos para perceber o conhecimento prévio dos alunos.

Construir práticas de leituras de textos com escritas e outras formas.

Compreender texto

Trabalhar com o desenvolvimento da leitura e interpretação dos alunos

Produção de Texto.

Introduzir pontuação

Trabalhar cultura da paz.

Conteúdo


Acolhida dos alunos para criar um ambiente receptivo.

Diagnóstico

Leitura de diversos gêneros, estudo de texto, escrita e pontuação

Cultura da paz

Estratégia



  1. ACOLHIDA (primeiro dia)

Iniciar a aula com duas dinâmicas

A – Dinâmica de apresentação onde os alunos podem vir à frente, dizerem o nome e as seguintes preferências para que possa aproximar o grupo e fazer associações: músicas, filmes, livros, viagens, memórias

       B- Dinâmica das semelhanças, perceber as características que os    

          unem e criar relações empáticas e de proximidade. Para isso, grupos (3 ou 4 integrantes). Neles, os alunos devem conversar entre si e anotar numa folha quais características são semelhantes e os unem. As categorias podem ser livres ou definidas previamente. O bairro em que moram, gosto musical, clubes de futebol, semelhanças no agregado familiar, o transporte que pegam para chegar a escola, etc., podem ser pontos comuns entre os estudantes.

  1. Diagnostico – Usar o material fornecido pela coordenação podendo ser complementado utilizado o livro didático que nos fornece uma autoavaliação para o aluno.


  1. Trabalhar com o livro didático BURANELLO, Cristiane. Pitanguá Mais: Língua Portuguesa, 4º ano. São Paulo: Editora Moderno, 2021 no decorrer de duas semanas os seguintes: Teremos reflexão sobre a paz (p. 12 e 13) atividades para leitura (p. 14 e 15), leitura-narrativa (19 a 22) estudo de texto (14-18), pontuação (p.18-23).


  1. Ditados temáticos


  1. Leituras individuais e coletivas: usar textos do livro, versículos bíblicos e provérbios populares.


As Atividades assíncronas do dia 25/03 será feita no livro didático.


Material de Referencia

BNCC, Currículo do ensino fundamental do Estado da Bahia, Currículo Emergencial de Eunápolis –Anos Iniciais

BURANELLO, Cristiane. Pitanguá Mais: Língua Portuguesa, 4º ano. São Paulo: Editora Moderno, 2021.

Estimativa de Ch

21 aulas

OBSERVAÇÃO:





Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883

Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:

1. Fábulas I
2. Fábulas e Ilustrações no Capricho
3. Sermões edificantes I
4. Sermões edificantes III
5. Revelação de Levítico I
6. Revelação de Levítico II
7. Revelação de Levítico III
8.Universidade para Pais



Contribuição voluntária e sem valor determinado.

Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883


Canal de Vídeo


Marcio Gil de Almeida 

sábado, 13 de dezembro de 2025

Atividade Assíncrona de Geografia 02 - O BRASIL NA AMERICA DO SUL - 4º ano

Escola Municipal Nicolau Coelho
Componentes Curriculares: Geografia
Professor: Marcio Gil de Almeida
Aluno(a)_______________________________________________

Atividades Assíncronas relativa ao sábado 01/04/2023

Conteúdo a ser trabalhados: O Brasil na América do Sul


Geografia






Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883

Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:

1. Fábulas I
2. Fábulas e Ilustrações no Capricho
3. Sermões edificantes I
4. Sermões edificantes III
5. Revelação de Levítico I
6. Revelação de Levítico II
7. Revelação de Levítico III
8.Universidade para Pais



Contribuição voluntária e sem valor determinado.

Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883


Canal de Vídeo


Marcio Gil de Almeida 

Empregos correto das palavras MAU e MAL



   









Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883

Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:

1. Fábulas I
2. Fábulas e Ilustrações no Capricho
3. Sermões edificantes I
4. Sermões edificantes III
5. Revelação de Levítico I
6. Revelação de Levítico II
7. Revelação de Levítico III
8.Universidade para Pais



Contribuição voluntária e sem valor determinado.

Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883


Canal de Vídeo


Marcio Gil de Almeida 

Atividades Assíncronas Conteúdo a ser trabalhados: Português artigos e sílabas Artes: pintura morta - 4º ano

Pintura morta - Um desenho de natureza-morta está indiretamente ligada com a natureza e não tem nada a ver com a morte.  Mas representa uma forma de pintura.

 

O que é uma natureza-morta ?

É um tipo de pintura e fotografia em que se veem objetos inanimados, como frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos. A denominação natureza-morta surgiu na Holanda no século XVII, nos inventários de obras de arte.


E não é modismo, esse gênero de representação surgiu na Grécia antiga, e também se fez presente em afrescos encontrados nas ruínas de Pompeia.

Veja um exemplo de três frutas típicas da vegetação brasileira da Caatinga no Nordeste:

 Caju 


       Maracujá   


                           
                          
Umbu

Responda:

1-    O que é pintura morta?

________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2-    Dentre as frutas que está na foto, que é produzido em climas temperados, envolvendo a Europa e também, o sul do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.. Agora, quando você olha para o nordeste, especialmente para a caatinga, existem várias frutas típicas da mesma. Entre todas as frutas da caatinga, destaquei aqui o caju, o maracujá e o umbu. Escolha uma dessas frutas da caatinga, desenhe e pinte no estilo da pintura morta.

 O Cãozinho Tede

Tede é o cão da família Matos.

Ele é louco por Saulo. Um menino de nove anos.

Tede  vê o menino e logo sacode a cauda, late e pula nele.

Saulo diz:

-Tede, você é meu amigão!

 

Responda:

1-    Quem é Tede? _______________________________________________________

2-    Tede pertence a qual família?____________________________________________

3-    Tede gosta de quem?__________________________________________________

4-    Quem é Saulo?_______________________________________________________

5-    O Saulo falou de Tede?_________________________________________________

Artigos

Os artigos são palavras flexíveis que serve para acompanhar o substantivo e defini-los. Os artigos definidos são: o,a,as,os. E os artigos indefinidos são: um, uma, uns e umas. Procure em todo o texto desta atividade e circule todos os artigos o que você encontrar.

Separação e classificação de palavras quanto ao número de sílabas

Separe as seguintes palavras e as classifique quanto ao número de sílabas.

Quando você for classificar as palavras, deve ser feita conforme a quantidade de sílabas: monossílaba (uma sílaba), dissílaba (duas sílabas), trissílaba (três sílabas) e polissílaba (quatro silabas ou mais).

Palavra

Separação da sílaba

Classificação das palavras (dissílaba, trissílaba e polissílaba)

Indefinido

In-de-fi-ni-do

polissílaba

Você

 

 

Artigos

 

 

Flexíveis

 

 

Acompanhar

 

 

Atividade

 

 

Todo

 

 
















Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883

Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:

1. Fábulas I
2. Fábulas e Ilustrações no Capricho
3. Sermões edificantes I
4. Sermões edificantes III
5. Revelação de Levítico I
6. Revelação de Levítico II
7. Revelação de Levítico III
8.Universidade para Pais



Contribuição voluntária e sem valor determinado.

Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883


Canal de Vídeo


Marcio Gil de Almeida