quinta-feira, 5 de novembro de 2020

As primeiras Vilas do Brasil -História -3º ano


 As primeiras Vilas do Brasil

Cerca de 500 anos atrás, o território que hoje conhecemos como Brasil era muito diferente. Não havia cidades vilas, e sim centenas de comunidades indígenas.

 

A origem das vilas no Brasil, começa em 1500 d.C., quando navegadores portugueses, como dados por Pedro Álvares Cabral, chegaram em Caravelas às terras que, depois. Chamaram de Brasil.

No começo, os portugueses estabeleceram contato com os indígenas e começaram a exploração do pau-brasil. Trinta anos depois, deram início à Dominação e à exploração das terras no Brasil , com a fundação das primeiras vilas. Esse processo é chamado de colonização

Inicialmente Portugueses e indígenas construíram as primeiras Vilas. Porém, depois vieram os africanos na condição de escravos.

 

 

Em 1532 d.C., surgiu a vila de São Vicente, localizada no litoral do atual Estado de São Paulo em 1560 d.C., surgiu a vila de São Paulo de Piratininga.

 

Estas imagens das vilas são obras de arte. O seu pintor, provavelmente, a depender da técnica, teve de fazer um desenho inicial para desenvolver a pintura da paisagens. Foram pintadas para representar o espaço, que é observado na paisagem com os seus elementos humanos e naturais. Os elementos humanos, são aqueles  que,  os homens construíram e os elementos da natureza, naturalmente surgiram sem a interferência humana.

Vila de São Vicente

 

Vila de São Paulo  de Piratininga

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário