Unidade
temática/Eixos
|
Objeto de
conhecimento
|
Habilidades
|
Avaliação
|
Transformações
e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
|
A
ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço:
nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras
|
(EF04HI01)
Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no
espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do
tempo.
|
·
Observando o interesse,
participação, organização e responsabilidade.
·
Dialogar com os alunos para
sondar o nível de aprendizagem.
·
Observar o grau de autonomia
do aluno.
·
Aplicar atividade escrita e oral
·
O
aluno será avaliado no seu dia-a-dia,
·
Será
diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual,
visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
·
Através
a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
|
A
ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço:
nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras
|
(EF04HI02)
Identificar mudanças e permanências, ao longo do tempo, discutindo os
sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo,
desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
|
A
ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço:
nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras
|
(EF04HI02)
Identificar mudanças e permanências, ao longo do tempo, discutindo os
sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo,
desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
|
O
passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações
sociais e culturais
|
(EF04HI03)
Identificar as transformações ocorridas nos territórios (cidades, municípios
e comunidades) ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de
vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente
|
Circulação
de pessoas, produtos e cultura
|
A
circulação de pessoas e as transformações no meio natural
|
EF04HI04)
Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o
significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas
|
A
circulação de pessoas e as transformações no meio natural
|
EF04HI05)
Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza,
avaliando os resultados dessas intervenções
|
A
invenção do comércio e a circulação de produtos
|
(EF04HI06)
Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das
pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
|
As
rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de
cidades e as transformações do meio natura
|
(EF04HI07)
Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e
marítimos para a dinâmica da vida comercial e formação das primeiras cidades,
analisando seus impactos no meio ambiente.
|
As
rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de
cidades e as transformações do meio natural
|
(EF04HI01BA)
Relacionar a história do município e território em que vive aos rios e bacias
hidrográficas presentes na localidade.
|
O
mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e
culturai
|
(EF04HI08)
Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura
oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias
digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os
diferentes grupos ou estratos sociais
|
O
mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e
culturais
|
(EF04HI02BA)
Pesquisar meios de comunicação presentes no
município em que vive, no passado e no presente, relacionando com a
história local.
|
As
questões históricas relativas às migrações
|
O
surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo
|
(EF04HI09)
Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e
espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
|
Os
processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a
presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos Os processos
migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil As
dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960
|
(EF04HI10) Analisar
diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da
sociedade brasileira
|
Os
processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a
presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos Os processos
migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil As
dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960
|
EF04HI10BA)
Analisar as diferentes etnias e grupos sociais na cidade em que reside e suas
influências socioculturais.
|
Os
processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a
presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos Os processos
migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil As
dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960
|
EF04HI11) Analisar,
na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração
(interna e internacional).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário