terça-feira, 3 de novembro de 2020

PLANO ANUAL DE ENSINO - HISTÓRIA - ANO - 4 º ANO


PLANO ANUAL

ÁREA DE CONHECIMENTO  -  CIÊNCIAS HUMANAS

COMPONENTE CURRICULAR-  HISTÓRIA   -  ANO - 4 º ANO

 

Unidade temática/Eixos

 

Objeto de conhecimento

 

Habilidades

 

Avaliação

 

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

·        Observando o interesse, participação, organização e responsabilidade.

·        Dialogar com os alunos para sondar o nível de aprendizagem.

·        Observar o grau de autonomia do aluno.

·        Aplicar atividade escrita e oral

·        O aluno será avaliado no seu dia-a-dia,

·        Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

·        Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências, ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências, ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais

(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas nos territórios (cidades, municípios e comunidades) ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente

Circulação de pessoas, produtos e cultura

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções

A invenção do comércio e a circulação de produtos

(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natura

(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial e formação das primeiras cidades, analisando seus impactos no meio ambiente.

As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural

(EF04HI01BA) Relacionar a história do município e território em que vive aos rios e bacias hidrográficas presentes na localidade.

O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturai

(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais

O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais

(EF04HI02BA) Pesquisar meios de comunicação presentes no  município em que vive, no passado e no presente, relacionando com a história local.

As questões históricas relativas às migrações

O surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960

(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960

EF04HI10BA) Analisar as diferentes etnias e grupos sociais na cidade em que reside e suas influências socioculturais.

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960

EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário