ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS
COMPONENTE CURRICULAR- GEOGRAFIA
- ANO - 2º ANO
Unidade
temática/Eixos |
Objeto de
conhecimento |
Habilidades |
Avaliação |
O Sujeito e o seu
lugar no mundo |
Convivência e interação entre pessoas na comunidade |
Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em
que vive |
·
Observando o interesse,
participação, organização e responsabilidade. ·
Dialogar com os alunos para
sondar o nível de aprendizagem. ·
Observar o grau de autonomia
do aluno. ·
Aplicar atividade escrita e oral ·
O
aluno será avaliado no seu dia-a-dia, ·
Será
diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual,
visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
·
Através
a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções. |
O sujeito e o seu lugar no mundo |
Convivência e interação entre pessoas na comunidade |
Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas
no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito
às diferenças. |
|
O sujeito e o seu lugar no mundo |
Riscos e cuidados no meio de transporte e de comunicação |
Comparar diferentes meios de transportes e de comunicação,
indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a
vida e para o ambiente e seu uso responsável |
|
Conexões e escalas |
Experiências da comunidade no tempo e no espaço |
Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos nas relações com
a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares |
|
Conexões e escalas |
Mudanças e permanências |
Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo
lugar em diferentes tempos. |
|
Mundo do trabalho |
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes |
Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de
atividades sociais(horário escolar, comercial, sono etc). |
|
Mundo do trabalho |
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes |
Descrever as atividades extrativas(minerais, agropecuárias e
industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais. |
|
Formas de representação e pensamento espacial |
Localização, orientação e representação espacial |
Identificar e elaborar diferentes formas de
representação(desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar
componentes de paisagem dos lugares de vivência. |
|
Formas de representação e pensamento espacial |
Localização, orientação e representação espacial |
Identificar objetos e lugares de vivência(escola e moradias) em
imagens aéreas e mapas(visão vertical) e fotografias(visão oblíqua). |
|
Formas de representação e pensamento espacial . |
Localização, orientação e representação espacial |
Aplicar princípios de localização e posição
de objetos(referências espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em
cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala
de aula e da escola. |
|
Natureza, ambientes e qualidade de vida. |
Os usos dos recursos naturais: solo, e água no campo e na
cidade. |
Reconhecer a importância do solo e da água para a vida,
identificando seus diferentes usos(plantação e extração de materiais, entre
outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e no
campo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário