terça-feira, 3 de novembro de 2020

PLANO ANUAL DE ENSINO- GEOGRAFIA - ANO - 2º ANO

                                


PLANO ANUAL

ÁREA DE CONHECIMENTO  -  CIÊNCIAS HUMANAS

COMPONENTE CURRICULAR-  GEOGRAFIA   -  ANO -  2º ANO

 

Unidade temática/Eixos

 

Objeto de conhecimento

 

Habilidades

 

Avaliação

 

O Sujeito e o seu lugar no mundo

Convivência e interação entre pessoas na comunidade

 

 

Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive

 

·        Observando o interesse, participação, organização e responsabilidade.

·        Dialogar com os alunos para sondar o nível de aprendizagem.

·        Observar o grau de autonomia do aluno.

·        Aplicar atividade escrita e oral

·        O aluno será avaliado no seu dia-a-dia,

·        Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

·        Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

O sujeito e o seu lugar no mundo

 

 

 

Convivência e interação entre pessoas na comunidade

 

 

Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

O sujeito e o seu lugar no mundo

Riscos e cuidados no meio de transporte e de comunicação

Comparar diferentes meios de transportes e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável

Conexões e escalas

 

 

Experiências da comunidade no tempo e no espaço

 

 

Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares

Conexões e escalas

Mudanças e permanências

Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

Mundo do trabalho

 

 

Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes

 

 

Relacionar o dia e a  noite a diferentes tipos de atividades sociais(horário escolar, comercial, sono etc).

Mundo do trabalho

 

 

Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes

 

 

Descrever as atividades extrativas(minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.

Formas de representação e pensamento espacial

 

 

Localização, orientação e representação espacial

 

 

Identificar e elaborar diferentes formas de representação(desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes de paisagem dos lugares de vivência.

 

Formas de representação e pensamento espacial

 

 

Localização, orientação e representação espacial

 

 

Identificar objetos e lugares de vivência(escola e moradias) em imagens aéreas e mapas(visão vertical) e fotografias(visão oblíqua).

Formas de representação e pensamento espacial

 

 

.

 

Localização, orientação e representação espacial

 

Aplicar princípios de localização e posição de objetos(referências espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Natureza, ambientes e qualidade de vida.

 

 

Os usos dos recursos naturais: solo, e água no campo e na cidade.

 

 

Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos(plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e no campo.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário