sábado, 5 de dezembro de 2020

Brasil: Território, Fronteiras e Cidadania - 7ºano

  1-Território brasileiro:  Extensão e localização.


O território brasileiro tem 8.515.767 km quadrados de área, o que faz o país está entre os maiores do mundo.

Quando se consideram as terras contínuas - aquelas que não estão separadas, é certo por algumas Ilhas oceânicas - o Brasil é o quarto maior país do mundo. Considerando-se as terras descontínuas, os Estados Unidos ficam na quarta e o Brasil, na quinta posição Mundial. Os Estados Unidos possuem dois estados que não fazem parte do seu território contiguo, ou seja, que estão separados da maior parte do país: Alaska, que faz fronteira com o Canadá, e o Havai, conjunto de ilhas no Oceano Pacífico. 
                     
O país estende-se tanto ao hemisfério norte como no hemisfério Sul, onde fica a maior parte da sua área. Além disso, passam pelo Brasil a linha do Equador e o trópico de Capricórnio. Em relação ao meridiano de Greenwich, o país está no hemisfério ocidental. O Brasil é considerado um país de dimensões continentais. É grande a extensão do território no sentido Norte-Sul (distância latitudinal) e Leste-Oeste (distância longitudinal).

Por causa de sua localização, o Brasil recebe muita luz do sol, tem chuvas abundantes em parte do território e estações secas e chuvosas na maior parte dele.
                          
2- Limites e fronteiras brasileiras
                               

À esquerda o México e à direita do muro, Estados Unidos, 2018.

Todo país tem o seu limite e este é uma linha imaginária que indica o final do território e o início do território do outro país. Ele é definido por meio de acordo entre vizinhos. Este limite pode ser estabelecido por uma montanha, um lago ou um rio. Outras vezes, o limite é construído pelo ser humano sobre o terreno Villa como um muro ou uma cerca.

Fronteira é uma faixa do território, a partir do limite estabelecido entre dois países. Assim como o limite, a fronteira é uma construção social. Cada país possui sua Fronteira, que é ligada a fronteira do outro pelo limite.

Dentro dos limites do país o mesmo exerce soberania. Mas o que vem a ser soberania?

Soberania é a autoridade que reside em um povo e é exercida pelo governo do Estado que tem poder político dentro do território nacional e nas relações com outros estados.

No Brasil, a faixa de Fronteira tem extensão de 145 km. Os limites continentais do Brasil chegam a 23 086 km, dos quais 7 367 km chegam ao mar. O litoral começa na foz do rio Oiapoque, no Amapá, na divisa da Guiana Francesa, e segue até ou Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, na divisa com Uruguai. Veja o mapa.


Fronteira aberta e Fronteira fechada


Os municípios de Rivera, no Uruguai, e Santana do livramento, no Rio grande do Sul, tem um tipo de fronteira conhecida como Fronteira Aberta reconhecendo. Nesse tipo de fronteira não é necessário mostrar documento para um representante de um dos países para passar de um lado para o outro. Um brasileiro pode trabalhar no Uruguai ou um uruguaio pode trabalhar do Brasil sem dificuldade atravessar a fronteira entre os países.

Outro tipo de fronteira é a chamada Fronteira Fechada, ou seja, a circulação de pessoas na fronteira é controladaDiante disto, é necessário apresentar uma identificação para ingressar no país. O  passaporte tem essa função, mas em alguns casos ele deve conter uma autorização para entrar no país - o visto.
                

3- Os fusos horários no Brasil.

Fuso horário é uma faixa imaginária delimitada por dois meridianos, assim todos os pontos localizados dentro dos mesmos meridianos possuem o mesmo horário. Todos os pontos localizados dentro do mesmo meridiano tem o mesmo horário. O meridiano 0° de Greenwich é a referência para marcar as horas do planeta. Assim, as horas são definidas em função da maior ou menor proximidade com o meridiano localizado na Inglaterra. Cada fuso localizado a oeste de Greenwich está atrasado uma hora em relação a hora indicada no fuso de Greenwich. Já cada fuso localizado a leste do meridiano de referência, está uma hora adiantado.
             
Todo território brasileiro está no hemisfério ocidental e possuem os horários atrasados em relação ao meridiano de Greenwich. O limite teórico é uma faixa contínua sem considerar os limites dos países.

4- Território e cidadania

O IBGE divulgou as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2020. Nessa data, a população do Brasil chegou a 211,8 milhões de habitantes, crescendo 0,77% em relação a 2019.27 de ago. de 2020.

O Brasil é uma República federativa e faz parte dela os municípios, os estados, o distrito federal e a União. Cada uma delas tem funções definidas, bem como autonomia política e administrativa. Organização política e territorial divide-se em três níveis: federal, estadual e municipal. O Brasil é formado de 26 estados e um Distrito FederalA União é formada por três poderesexecutivo, legislativo e executivo.

A partir de 1988, com a formação da Assembleia Constituinte na qual foi aprovada a nova Constituição da República Federativa do Brasil, na qual todos são obrigados a segui-la. É na constituição federal que toda a organização do país, citada acima, é estabelecida.
           

5- O sistema político brasileiro

O nosso país é uma República federativa presidencialista. Mas, o que vem a ser isto?

a- República

O chefe de estado é eleito pelo povo, com um mandato de quatro anos.

b- Federativa

Formado por 27 unidades federativas (os 26 estados mais um distrito federal, onde fica a capital do país, Brasília) que possuem autonomia política (possuem poder para se organizar e estabelecer leis próprias).

c- Presidencialista

As funções chefe de governo (que administra o país) e chefe de Estado(que representa o país no exterior) são exercidas pela mesma pessoa, o presidente.

Estado - Compreende uma população, um governo e um território, na qual ele exerce sua soberania.

Forma de governo

Compreende a monarquia e a república.

Regime político

Adota um estado democrático ou autocrático.

Sistema de governo

Existe o parlamentarismo e o presidencialismo

6- Poderes da União

No Brasil, o poder está dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário.

a- Executivo

Administra a vida pública e executa as decisões dos poderes legislativo e judiciário.

Exercido por prefeitos, nos municípios, governadores, nas unidades federativas e pelo presidente, na União.

b- Legislativo

Criar leis e julga as propostas da presidência

Exercida por vereadores, nos municípios, porque deputados estaduais, nas unidades federativas e por deputados federais e senadores, na União.

c- Judiciário

Fiscaliza o cumprimento das leis.

É exercido por juízes.

7- Eleições no Brasil

No Brasil elegemos representantes para o poder executivo e o poder legislativo. Vejamos quantos são e em quais poderes.

a- Poder Executivo

01 presidente
01 vice-presidente
54 governadores e vices, 
11.136 prefeitos e vices,

b- Poder Legislativo

81 Senadores
513 Deputados Federais
1.024 deputados estaduais
56.810 vereadores

No Brasil, quem tem entre 18 e 70 anos de idade é obrigado a votar. Mas os que completaram 16 anos e os que têm mais de 70 anos podem votar se quiserem.

Fonte principal:
RIBEIRO, Wagner Costa. Por Dentro da Geografia. 7º ano. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.

Marcio Gil de Almeida
Files Educação
Geografia Para Estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário