domingo, 14 de março de 2021

Altitudes e Formas do Relevo do Território Brasileiro -7º ano

 No Brasil encontra-se diferentes formas de relevo, resultado de processos naturais que ocorreram no passado. Existem formas mais altas que outras(figura 1). Além disso, elas podem apresentar uma superfície plana ou irregular.


O relevo é resultado da ação de agentes morfoestruturais e agentes morfoesculturais. Os agentes mortosestruturais são internos à superfície terrestre e depende da estrutura geológica da Terra e das ações tectônicas (terremoto, vulcanismo e dobramentos, por exemplo). Já os morfoesculturais são externas open a crosta pela erosão, ou seja, pela ação das chuvas, Ventos e da água, que retira materiais dos terrenos e transporta esses segmentos, que são depositados, criando formas na paisagem.

Paisagem é tudo o que você vê, ou seja, é tudo o que a sua visão alcança.

Erosão é o processo de retirada de material da superfície terrestre, alterando sua forma. Esse processo pode ser acelerado pela ação humana. Os processos erosivos tem origem nação de vento(erosão eólica), de rios e Córregos(erosão fluvial), de geleiras(erosão Glacial), da chuva(erosão pluvial), do mar( erosão marítima e da espécie humana e de animais.
 



No relevo brasileiro encontram-se diversas altitudes. Elas foram formadas por diferentes processos. Pontos elevados, como o Pico da Neblina consulta de processos morfoestruturais. Pontos mais baixos, como os que estão no Pantanal, foram formados pela ação de Agentes morfoesculturais.



  

Planalto

Planícies

Depressões

Onde estão os relevos mais altos e mais resistentes à erosão.

Figuras B e D
Áreas mais baixas e
planas que se formam
por último a partir do depósito de sedimentos marinhos lacustre
(Figura A) ou fluvial.
Resultado de processos erosivos nas bordas das bacias sedimentares.

Figura C.

 Bacia Sedimentar


Vasta área formada pela deposição de sedimentos originários de áreas mais elevadas e transportadas por processos erosivos.


Lacustre

Relativo a lago.

Fonte:

RIBEIRO,  Wagner Costa. Por Dentro da Geografia, Ensino Fundamental 7º ano. São Paulo: Editora Saraiva,2018.



Files Educação
Geografia Para Estudantes
Marcio Gil de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário