Marcio Gil de Almeida
Professor Licenciado em Pedagogia
Pós Graduado em Coordenação e Supervisão Escolar
Neste texto procuro fazer uma síntese de outros textos, retirando, por muitas vezes, partes literais, os reorganizando e os reintegrando. Neste, também, dou a minha contribuição com ideias próprias para o enfrentamento da indisciplina escolar.
Não existe receita mágica. Cada professor deve criar o seu sistema de gerenciamento de sala de aula. Mas, não quer dizer que não possamos trazer sugestões úteis.ATITUDES DO PROFESSOR |
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Não deve ocorrer | Deve Ocorrer |
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Não espere da família, do gestor, do coordenador, do governo , da mídia etc. Não adianta mandar bilhetinho para a mãe e tirar da sala de aula (a não ser em casos extremos). | Tome iniciativa, esforço, paciência e persistência. |
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Não bater boca com aluno com perguntas redundantes, argumentando, pedir justificativas. | Fique calmo e não se estresse tentando controlar os alunos, você só tem controle sobre você mesmo. |
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Não entre em sala de aula e fique fazendo discurso e gritando ordenando ficarem quietos, em silêncio e exigindo respeito. Não discipline na turma toda de uma vez, pois poderá uni-la pela indisciplina. |
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Escolha um aluno (ou mais, a depender do caso) que sempre provoca e lidera a confusão. Tome uma atitude para com ele. Detecte o líder. |
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Falar por falar. | Eles obedecem não é porque você fala, obedecem porque você toma uma AÇÃO, com isso eles recebem a consequência. Não se trata do que dizer, mas do que fazer.
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Deixar os alunos sem ocupação. | Dê a direção ao aluno. Ele está conversando, então, chegue até o mesmo e diga o que ele deve fazer. |
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Deixar o aluno sem vigilância | O professor deve ter atenção em sala de aula e deve usar uma linguagem corporal adequada. |
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Não deve ter regras | Estabeleça regras claras que regulem diversos aspectos do cotidiano da sala de aula. Exemplo: 1- O modo de participar na sala de aula 2- Deslocação do aluno 3- Comunicação com o professor 4- Organização da sala 5- Ir ao banheiro ou beber água 6- Comunicação entre os alunos 7- Limpeza da sala de aula etc. |
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As regras não devem ser negativas | As regras devem ser positivas e não negativas. Exemplo: POSITIVA: Os alunos devem manter o ambiente limpo; NEGATIVA: Os alunos não devem sujar a sala de aula. |
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As regras não devem ser feitas unilateralmente pelo professor | As regras devem ser construídas pelo professor e aluno. De preferência faça um cartaz e as exponhas na parede da sala de aula. Inclua também, as correções. Em relações devem conter os tipos de correções, mas quem vai dizer como, quando e qual punição deve ser aplicada é o professor. |
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As Ações Corretivas não devem ser postergadas | As ações corretivas podem estar conjugadas na mesma lista de regras. Veja alguns exemplos de ações corretivas: - Orientação e advertência (como as regras são claras, esta ação corretiva é rara.Esta ocorre em sala de aula) -Coversa em particular(Esta ocorre fora da sala de aula. Procure conversar com os líderes das bagunças), ; - Ficar em sala de aula no intervalo recreativo. Acredito que seja uma das mais eficientes. -Apresentar trabalho escrito e/ou oral -Tirar pontos -Retira da sala de aula, desde que não se tenha mais opção etc. |
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| E necessário um trabalho contínuo de conscientização O professor deve ter o hábito de ter uma curta e participativa conversa sobre a disciplina/indisciplina através de vários recursos didáticos. Sempre haverá casos de indisciplina, mas o desafio é o controle, dentro do possível, para criar o ambiente possível de aprendizagem. |
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As regras e ações corretivas às vezes devem ser cumpridas | As regras e ações corretivas sempre devem ser cumpridas. |
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O professor deve relaxar na vigilância das ocorrências | O professor deve sempre estar escaneando a sala de aula com os seus olhos |
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| Os alunos mais indisciplinados devem ficar assentados mais próximos do professor |
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Outras Sugestões: · Procure manter os alunos ocupados; · Evite longos períodos utilizando o quadro branco; · Utilize métodos diferentes; · Procure resolver os conflitos ao máximo dos alunos dentro da sala de aula antes de levar para a direção, ao orientador ou ao coordenador, conforme o caso; · Motive os seus alunos, dando palavras positivas em que mostrem o valor e a capacidade dos mesmos; · Quando o aluno fizer algo que mereça um elogio, faça o elogio; · Seja carinhoso com seus alunos · Mostre para os seus alunos o valor e o potencial que eles possuem; · Evite regras desnecessárias. Infelizmente existem regras desnecessárias, inclusive, em Regimento Internos de escolar, como por exemplo: a proibição do uso do boné; · Domine o conteúdo a ser ministrado aos alunos; · O bullying é inaceitável; · Procure estimular nos alunos para que assumam os seus erros, ao invés de delação por meio de outros alunos. Delatar o colega no que fez de errado não é errado, mas também não cria senso de responsabilidade no aluno que errou. É claro que as consequências podem até promover consciência de responsabilidade, no entanto, quando o aluno assume o seu próprio erro, é mais nobre e tem maior condição de promover amadurecimento no mesmo etc.
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Referências
Prevenir e lidar com a indisciplina em sala de aula - Encontros com professores. http://acon versacompais.blogspot.com.br/2012/04/prevenir-e-lidar-com-indisciplina-em.html. Acesso em: 10/03/2016.
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