segunda-feira, 5 de julho de 2021

Ideias para combater a Indisciplina em Sala de Aula

 


Marcio Gil de Almeida
Professor Licenciado em Pedagogia
Pós Graduado em Coordenação e Supervisão Escolar



Neste texto procuro fazer uma síntese de outros textos, retirando, por muitas vezes, partes literais, os reorganizando e os reintegrando. Neste, também, dou a minha contribuição com ideias próprias para o enfrentamento da indisciplina escolar.
Não existe receita mágica. Cada professor deve criar o seu sistema de gerenciamento de sala de aula. Mas, não quer dizer que não possamos trazer sugestões úteis.

ATITUDES DO PROFESSOR

Não deve ocorrer
Deve Ocorrer

Não espere da família, do gestor, do coordenador, do governo , da mídia etc. Não adianta mandar bilhetinho para a mãe e tirar da sala de aula (a não ser em casos extremos).
Tome iniciativa, esforço, paciência e persistência.

Não bater boca com aluno com perguntas redundantes, argumentando, pedir justificativas.
Fique calmo e não se estresse tentando controlar os alunos, você só tem controle sobre você mesmo.

Não entre em sala de aula e fique fazendo discurso e gritando ordenando ficarem quietos, em silêncio e exigindo respeito.
Não discipline na turma toda de uma vez, pois poderá uni-la pela indisciplina.

Escolha um aluno (ou mais, a depender do caso) que sempre provoca e lidera a confusão. Tome uma atitude para com ele. Detecte o líder.

Falar por falar.
Eles obedecem não é porque você fala, obedecem porque você toma uma AÇÃO, com isso eles recebem a consequência.  Não se trata do que dizer, mas do que fazer.


Deixar os alunos sem ocupação.
Dê a direção ao aluno. Ele está conversando, então, chegue até o mesmo e diga o que ele deve fazer.

Deixar o aluno sem vigilância
O professor deve ter atenção em sala de aula e deve usar uma linguagem corporal adequada.

Não deve ter regras
Estabeleça regras claras que regulem diversos aspectos do cotidiano da sala de aula. Exemplo:
1-      O modo de participar na sala de aula
2-      Deslocação do aluno
3-      Comunicação com o professor
4-      Organização da sala
5-      Ir ao banheiro ou beber água
6-      Comunicação entre os alunos
7-      Limpeza da sala de aula etc.

As regras não devem ser negativas
As regras devem ser positivas e não negativas. Exemplo:
POSITIVA: Os alunos devem manter o ambiente limpo;
NEGATIVA: Os alunos não devem sujar a sala de aula.

As regras não devem ser feitas unilateralmente pelo professor
As regras devem ser construídas pelo professor e aluno.
De preferência faça um cartaz e as exponhas na parede da sala de aula. Inclua também, as correções. Em relações devem conter os tipos de correções, mas quem vai dizer como, quando e qual punição deve ser aplicada é o professor.

As Ações Corretivas não devem ser postergadas
As ações corretivas podem estar conjugadas na mesma lista de regras. Veja alguns exemplos de ações corretivas:
- Orientação e advertência (como as regras são claras, esta ação corretiva é rara.Esta ocorre em sala de aula)
-Coversa em particular(Esta ocorre fora da sala de aula. Procure conversar com os líderes das bagunças), ;
- Ficar em sala de aula no intervalo recreativo. Acredito que seja uma das mais eficientes.
-Apresentar trabalho escrito e/ou oral
-Tirar pontos
-Retira da sala de aula, desde que não se tenha mais opção etc.


E necessário um trabalho contínuo de conscientização O professor deve ter o hábito de ter uma curta e participativa conversa sobre a disciplina/indisciplina através de vários recursos didáticos. Sempre haverá casos de indisciplina, mas o desafio é o controle, dentro do possível, para criar o ambiente possível de aprendizagem.

As regras e ações corretivas às vezes devem ser cumpridas
As regras e ações corretivas sempre devem ser cumpridas.

O professor deve relaxar na vigilância das ocorrências
O professor deve sempre estar escaneando a sala de aula com os seus olhos


Os alunos mais indisciplinados devem ficar assentados mais próximos do professor

Outras Sugestões:
·         Procure manter os alunos ocupados;
·         Evite longos períodos utilizando o quadro branco;
·         Utilize métodos diferentes;
·         Procure resolver os conflitos ao máximo dos alunos dentro da sala de aula antes de levar para a direção, ao orientador ou ao coordenador, conforme o caso;
·         Motive os seus alunos, dando palavras positivas em que mostrem o valor e a capacidade dos mesmos;
·         Quando o aluno fizer algo que mereça um elogio, faça o elogio;
·          Seja carinhoso com seus alunos
·         Mostre para os seus alunos o valor e o potencial que eles possuem;
·         Evite regras desnecessárias. Infelizmente existem regras desnecessárias, inclusive, em Regimento Internos de escolar, como por exemplo: a proibição do uso do boné;
·         Domine o conteúdo a ser ministrado aos alunos;
·         O bullying é inaceitável;
·         Procure estimular nos alunos para que assumam os seus erros, ao invés de delação por meio de outros alunos. Delatar o colega no que fez de errado não é errado, mas também não cria senso de responsabilidade no aluno que errou. É claro que as consequências podem até promover consciência de responsabilidade, no entanto, quando o aluno assume o seu próprio erro, é mais nobre e tem maior condição de promover amadurecimento no mesmo etc.


Referências

VICHESSI, Beatriz. Qual é a causa do mau comportamento? Como pais, alunos e professores podem trabalhar juntos para contornar esse entrave da boa Educação. http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/indisciplina-sala-aula-509283.shtml. Acesso em: 10/03/2016.
Prevenir e lidar com a indisciplina em sala de aula - Encontros com professores. http://acon
versacompais.blogspot.com.br/2012/04/prevenir-e-lidar-com-indisciplina-em.html. Acesso em: 10/03/2016.

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