PLANO ANUAL
ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS
COMPONENTE CURRICULAR- HISTÓRIA
- ANO - 3 º ANO
Unidade
temática/Eixos |
Objeto de
conhecimento |
Habilidades |
Avaliação |
As pessoas e os
grupos que compõe a cidade e o município |
O “Eu”, o “Outro”
e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os
municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive |
(EF03HI01)
Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a
região, as
relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da
cidade, como fenômenos
migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes
empresas etc. (EF03HI02)
Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e
registrar acontecimentos
ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive. (EF03HI03)
Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do
local em
que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de
diferentes grupos sociais
e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de
migrantes. |
·
Observando
o interesse, participação, organização e responsabilidade. ·
Dialogar
com os alunos para sondar o nível de aprendizagem. ·
Observar
o grau de autonomia do aluno. ·
Aplicar
atividade escrita e oral ·
O aluno será avaliado no seu dia-a-dia, ·
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento
coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e
estimulando a aprendizagem. ·
Através a avaliação o educando verifica suas
conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua
aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de
construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim
de reajustar suas intervenções. |
Os
patrimônios históricos e culturais da cidade e/ou
do município em que vive |
(EF03HI04)
Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e
discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam
considerados. |
||
O lugar em que vive |
A
produção dos marcos da memória: os lugares de
memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus
etc.) |
(EF03HI05)
Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. (EF03HI06)
Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.),
discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. |
|
A
produção dos marcos da memória: formação cultural
da população |
(EF03HI07)
Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua
cidade ou
região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam. |
||
A
produção dos marcos da memória: a cidade e o
campo, aproximações e diferenças |
EF03HI08)
Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os
do passado. |
||
A noção de espaço público e privado |
A
cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação
ambiental |
(EF03HI09)
Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas,
hospitais, prédios
da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções. (EF03HI10)
Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as
áreas de
conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. |
|
A
cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer |
(EF03HI11)
Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no
campo, considerando
também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. (EF03HI12)
Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos
e espaços,
analisando mudanças e permanências. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário