terça-feira, 3 de novembro de 2020

PLANO ANUAL DE ENSINO - HISTÓRIA - 3 º ANO


PLANO ANUAL

ÁREA DE CONHECIMENTO  -  CIÊNCIAS HUMANAS

COMPONENTE CURRICULAR-  HISTÓRIA   -  ANO - 3 º ANO

 

Unidade temática/Eixos

 

Objeto de conhecimento

 

Habilidades

 

Avaliação

 

As pessoas e os grupos que compõe a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região,

as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como

fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de

grandes empresas etc.

(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar

acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local

em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos

sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

·         Observando o interesse, participação, organização e responsabilidade.

·         Dialogar com os alunos para sondar o nível de aprendizagem.

·         Observar o grau de autonomia do aluno.

·         Aplicar atividade escrita e oral

·         O aluno será avaliado no seu dia-a-dia,

·         Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

·         Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

Os patrimônios históricos e culturais da cidade

e/ou do município em que vive

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

O lugar em que vive

A produção dos marcos da memória: os lugares

de memória (ruas, praças, escolas, monumentos,

museus etc.)

(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus

significados.

(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos,

edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

A produção dos marcos da memória: formação

cultural da população

 

(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade

ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.

 

A produção dos marcos da memória: a cidade e

o campo, aproximações e diferenças

EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com

os do passado.

A noção de espaço público e privado

A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental

 

(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais,

prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.

(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas

de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.

 

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e

lazer

(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo,

considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e

espaços, analisando mudanças e permanências.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário