sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Atividade - Cidadania -5º ano- Geografia/História


Atividade - Cidadania

 1 -  A ideai de cidadania surgiu na:

(      ) Na Grécia         (      ) Na Itália   (      ) Em Portugal

 

2- Coloque “F” para falso e “V” para verdadeiro.

(   ) Na Grécia apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.

(   ) Ser cidadão significa ter direitos e deveres. Isso vale para todas as pessoas que vivem num país: homens, mulheres, idosos, crianças e adolescentes.
(   ) Para entender o significado do termo cidadania, é preciso conhecer esses direitos e deveres. Eles estão escritos na Constituição.

(    ) A Constituição é a lei fundamental do país. Ela garante a todos nós, brasileiros, direitos que devem ser cumpridos pelo governo e pela sociedade.

(    ) Como cidadãos brasileiros, temos direitos políticos, ou seja, podemos escolher, por meio de voto, nossos governantes e representantes, e sermos eleitos para esses mesmos cargos.

(    ) Os cidadãos tem os direitos políticos e os direitos civis, isto é, o direito à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei. Temos ainda os direitos sociais, que nos garantem o direito a uma vida digna, com trabalho, salário justo, aposentadoria por tempo de serviço, educação, moradia e saúde.

( ) No convívio com pessoas, temos o direito de ser respeitados e o dever de respeitar.

( ) Os cidadãos tem alguns deveres: o dever de votar; pagar impostos e exigir que eles retornem à população na forma de atendimento às suas necessidades de saúde, educação, moradia, segurança, etc; participar da comunidade e buscar soluções para problemas; respeitar as diferenças culturais e intelectuais, de liberdade religiosa e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário