PLANO
ANUAL
ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS DA NATUREZA
COMPONENTE CURRICULAR- CIÊNCIAS
- ANO - 4 º ANO
Unidade
temática/Eixos
|
Objeto de
conhecimento
|
Habilidades
|
Avaliação
|
Matéria e energia
|
Misturas
|
EF03CI01) Produzir
diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar
variáveis que influem nesse fenômeno.
|
·
Observando o interesse,
participação, organização e responsabilidade.
·
Dialogar com os alunos para
sondar o nível de aprendizagem.
·
Observar o grau de autonomia
do aluno.
·
Aplicar atividade escrita e oral
·
O
aluno será avaliado no seu dia-a-dia,
·
Será
diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual,
visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
·
Através
a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
|
Transformações
reversíveis e não reversível
|
(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia
a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz
e umidade). (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento
ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e
outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.). (EF04CI01BA)
Entender alguns processos simples de
separação de misturas (filtração, catação, peneiração, flotação, decantação
|
Cadeia alimentares simples
|
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples,
reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do
Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. (EF04CI05)
Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o
fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de
decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
|
Terra e Universo
|
Micro-organismo
|
(EF04CI07)
Verificar a participação de microorganismos na produção de alimentos,
combustíveis, medicamentos, entre outros. (EF04CI08) Propor, a partir do
conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus,
bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de
doenças a eles associada.
|
Pontos
Cardeais
|
EF04CI09)
Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições
relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon). (EF04CI10) Comparar as
indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma
vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
|
Os
fenômenos cíclicos da Lua e da Terra e a construção de um calendário
|
(EF04CI11)
Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo
regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em
diferentes culturas.
|
Escalas
astronômicas
|
EF04CI02BA)
Utilizar diferentes escalas
(espaço/tempo) para criar representações do Universo. (EF04CI03BA)
Identificar a grandiosidade das distâncias envolvidas nas escalas
astronômicas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário