terça-feira, 3 de novembro de 2020

PLANO ANUAL DE ENSINO - CIÊNCIAS - ANO - 4 º ANO

PLANO ANUAL

ÁREA DE CONHECIMENTO  -  CIÊNCIAS DA NATUREZA

COMPONENTE CURRICULAR-  CIÊNCIAS   -  ANO - 4 º ANO

 

Unidade temática/Eixos

 

Objeto de conhecimento

 

Habilidades

 

Avaliação

 

Matéria e energia

Misturas

EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

·        Observando o interesse, participação, organização e responsabilidade.

·        Dialogar com os alunos para sondar o nível de aprendizagem.

·        Observar o grau de autonomia do aluno.

·        Aplicar atividade escrita e oral

·        O aluno será avaliado no seu dia-a-dia,

·        Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

·        Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

Transformações reversíveis e não reversível

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.). (EF04CI01BA) Entender  alguns processos simples de separação de misturas (filtração, catação, peneiração, flotação, decantação

Vida e evolução

Cadeia alimentares simples

(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. (EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.

Terra e Universo

Micro-organismo

(EF04CI07) Verificar a participação de microorganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associada.

Pontos Cardeais

EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon). (EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.

Os fenômenos cíclicos da Lua e da Terra e a construção de um calendário

(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

Escalas astronômicas

EF04CI02BA) Utilizar diferentes escalas  (espaço/tempo) para criar representações do Universo. (EF04CI03BA) Identificar a grandiosidade das distâncias envolvidas nas escalas astronômicas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário