quinta-feira, 18 de março de 2021

Brasil: Hidrografia - 7º ano

 No Brasil há muitos Rios, distribuídos em vários pontos do território. A maioria deles são rios perenes, que nunca secam. Mas na área dominada pelo clima Tropical Semi-árido existem rios intermitentes, que em períodos de ausência de chuva ficam com leitos secos (figura 6).

A rica hidrografia brasileira permite seu aproveitamento para fins diversos, como navegação e geração de energia, além do abastecimento humano e produção agrícola e industrial.

Bacia hidrográfica e divisor de águas

Bacia hidrográfica é uma área delimitada que vai dos divisores de águas à foz do rio principal - o maior rio da bacia, que recebe a água de todos os demais que se encontram nela. Ou seja, é a área que drena a água da chuvas (ou outras formas de precipitação, como a neve) para um rio principal. Cada rio que integra a bacia hidrográfica do rio principal possui sua própria bacia.

O divisor de águas é o limite superior de uma bacia hidrográfica a partir do qual a água das chuvas escoa, alimentando rios, nascente e reservas subterrâneas de água. É muito comum usar-se um divisor de águas como limite entre países, estados e munícipios. A ilustração da figura 7 representa, de modo esquemático, o divisor de águas entres duas bacias hidrográficas.

Principais bacias hidrográficas

Conheça alguns dos principais rios e bacias hidrográficas do Brasil, que possuem uma das mais extensas redes fluviais do mundo(figura 8).


A bacia amazônica é a principal do país em tamanho e volume de água. O rio principal nasce no Peru, onde recebe vários nomes. Ao ingressar no Brasil é chamado de Solimões e, após o encontro do Rio Negro, recebe o nome de Amazonas(Figura 9). ou o potencial hidrelétrico da Bacia do Rio Amazonas é grande. Apesar disso, uma exploração desordenada geraria muitos problemas ambientais, como desmatamento e aumento da erosão. nessa bacia estão os rios importantes e caudalosos, como o Tapajós e o Xingu.

 


bacia do Paraná tem como principal rio ou Paraná. Entre os afluentes estão os rios Tietê, Grande e Iguaçu (figura 10). Nessa bacia, há uma concentração populacional muito grande, além do maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil. A água também é muito utilizada para irrigação agrícola. A navegação ocorrem em trechos de alguns Rios como o Tietê(figura 10)..
A bacia do São Francisco é uma das mais importantes do país. O Rio São Francisco, também chamado de o rio da integração nacional pela quantidade de estados que drena, nasci na Serra da Canastra, em Minas Gerais, ele deságua no Oceano Atlântico, entre os estados de Sergipe e Alagoas.Ele tem aproveitamento hidrelétrico ao longo de seu percurso. Nos últimos anos Parque das Águas do São Francisco tem sido desviada para a zonas mais áridas(veja o mapa da figura 11). O objetivo é oferecer água tanto para as atividades agrícolas quanto para o abastecimento humano (figura 12).

O projeto de transposição foi muito debatido. Os favoráveis diziam que o desenho das águas poderiam ampliar oferta de água para consumo humano e resolveu o problema da falta de recursos hídricos para irrigação de cultivo, criação de animais e uso industrial. Os contrários, afirmavam que as águas seriam destinadas a projetos de irrigação de grandes fazendas e não às plantações dos pequenos agricultores. Também alegavam que parte da água iria se evaporar devido à forte insolação nas áreas dos canais.

RIBEIRO, Wagner Costa. Por Dentro da Geografia. São Paulo: Editora Saraiva, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário