quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Escola, Uma Realidade Cruel

É verdade que a função de educar são dos pais e é por isso que sou contra doutrinação nas escolas. Mas, veja só, a escola hoje em dia é muito falha. Na minha opinião, vejo que muitos dos pais ensinam o que é correto e há aqueles que ensinam o errado(minoria). O aluno chega na escola, não respeita o professor,  o porteiro, o diretor, o auxiliador de serviços gerais e a merendeira(técnica de alimentação escolar) etc. Pode ser falha da família, e há casos que sim. Mas, a escola tem a sua falha nítida. Eu pergunto: Por que isto não acontece numa escola militarizada? Porque eles têm regras e medidas socioeducativas. As nossas escolas não militarizadas são omissas em seus regimentos internos e as secretarias de educação, também, são omissas. Os próprios Regimentos Internos são cooperadores de desordem com suas incoerências com a realidade da vida, das famílias e da  própria escola.Todos usam discursos pedagógicos que não funcionam por que são baseadas em ideologias que só existem para  para inglês ver, ou em teórico que não vive a realidade da sala de aula. 

As crianças/adolescentes/jovens vivem numa coletividade, seja escola, ou seja família, quer dizer, é um pequeno número de pessoas que são fáceis de moldar comportamento nos seus espaços. Enquanto, as escolas, diretores, professores, secretarias fazem de contam que resolvem a situação, alunos se agridem, alunos agridem professores, torna o ambiente da sala de aula insuportável, professores adoecem psicologicamente e fisicamente, morrem por doenças provocadas por stress, são feridos, ou até mesmo, assassinados.

 

As escolas, em certas situações, que em parte não dependem delas, são super protetora. Se pais super protetores não são uma coisa boa para os filhos, por que as escolas seriam? Veja o seguinte: As famílias ensinam que se fizer algo errado ou mal feito não será recompensado por tal e ainda levará a sua consequência. Nas escolas, nos primeiros anos a escola ensina o contrário. Na prática, o aluno não precisa estudar que será recompensado, passando automaticamente para o 2º e 3º ano. Aí você me diria: Ah, ele está em formação não pode sofrer traumas, são os anos da alfabetização etc. Então, não deveria aprender que a dedicação deve ser recompensada e o que o desleixo deveria ser reprovado? 

 A escola superprotetora tem gerado aluno doentes, com baixa aprendizagem e têm adoecidos professores. Pior que baixos salários, é o desrespeito que os professores sofrem. E o pior de tudo: todos fazem de conta que nada está acontecendo.

 

Marcio  Gil de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário