Turma: 4º ano matutino
Professor(a) _______________________________
Período: ______________ Nº do Bloco de atividades:____
ESTRUTURA
DO PLANEJAMENTO QUINZENAL-ENSINO REMOTO
Habilidades |
(EF35EF05) Descrever, por
meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras
e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando
suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na
preservação das diferentes culturas. |
Objetivo |
Conhecer
a cultura indígena e a vida de entretenimento e social dos índios. Levar os alunos a ter uma pequena
experiência com uma brincadeira indígena que o leve a ampliar as suas
alternativas e leituras de mundo. |
Conteúdo |
Jogos indígenas: arco e flecha, caba de
guerra, futebol de bola de cabeça, corrida da tora, peteca, canoagem etc.
Brincadeiras: arranca mandioca, gavião e passarinho, corrida do saci, peão. |
Estratégia |
Fornecer texto elaborado sobre a temática
acompanhado com atividade correlacionada. Levar os alunos a confeccionarem uma peteca
e a brincarem com ela. Indicar vídeo no You tube Brincadeira ou
Jogos Indígenas: <https://www.youtube.com/watch?v=Gd4IXud8VyU> |
Material de
Referencia |
BNCC, Currículo do ensino fundamental do
Estado da Bahia, Currículo Emergencial de Eunápolis –Anos Iniciais Vídeo no You tube Brincadeira ou Jogos
Indígenas: <https://www.youtube.com/watch?v=Gd4IXud8VyU> |
Estimativa de Ch |
8 aulas |
OBSERVAÇÃO: Este é o primeiro o primeiro plano de aula |
Fábulas/Ilustrações
Nenhum comentário:
Postar um comentário