segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Teoria da Criação, Teoria da Evolução no Surgimento e Extinção dos Dinossauros

                                                                                         

Conforme o site ICP (Instituto Cristão de Pesquisa), em 1824, ossos fossilizados de vários tipos foram descobertos durante uma escavação realizada na Inglaterra. O paleontólogo britânico Richard Owen denominanou de Dinosauria, termo oriundo de duas palavras gregas, deinós e sáuros, que significam "lagarto terrível", ou como ficaram mais conhecidos: dinossauros. Um nome de caráter genérico para referir-se a essa nova espécie, havendo então muitos outros nomes dados pelos cientistas, por exemplo: Pterossauro, Iguanodon, Tiranossauro Rex, Braquiossauro ,Yalessauro,Diploducus e  Veloceraptor etc.

Conforme o site Info Escola, os dinossauros   viveram na Terra durante a Era Mesozóica, por volta de 160 milhões de anos, Desapareceram no fim do período Cretáceo, algo aconteceu para eliminar esses animais do planeta, há cerca de 65 milhões de anos. Lembrando que, conforme esta linha, os dinossauros são fruto da evolução.

Explicações da Extinção dos Dinossauros, teorias obsoletas e teorias plausíveis. Aqui pela visão de parte de cientistas compreende que estes animais são fruto da evolução:

I- TEORIA MAIS CONHECIDA SOBRE O DESAPARECIMENTO DOS DINOSSAUROS NO MEIO CIENTÍFICO

* Evento K-T.


 Os pesquisadores que defendem essa teoria acreditam que um meteoro colidiu com a Terra há aproximadamente 65 milhões de anos e pra quem acredita apoiada por uma imensa cratera encontrada no Golfo do México com essa datação. O impacto da colisão teria aberto um buraco de cerca de 200 Km de diâmetro, causado alteração no eixo da Terra, estimulado a atividade de vulcões, gerado maremotos que teriam varrido toda a vida nas regiões litorâneas e exterminado milhares de animais nas regiões impactadas diretamente pelo meteoro. No entanto, esta cratera de Chicxulub, no México, que até então detinha a fama sozinha pela extinção dos dinossauros e da maior parte da vida na Terra na ocasião, levou outro impacto de um estudo que comprovaria que a cratera teria sido criada 300 mil anos antes da extinção dos dinossauros. Mas, aí arrumaram outro local, uma super cratera de impacto nas costas da Índia, que teria provocado um cataclismo inimaginável e que, ela sim, seria a responsável pela extinção dos dinossauros. 

II- TEORIA MENOS CONHECIDAS SOBRE O DESAPARECIMENTO DOS DINOSSAUROS NO MEIO CIENTÍFICO

 1-   Incompetência e Estupidez                                                                         

     Dar ênfase na incapacidade de evolução de tais animais pelo tamanho do cérebro, o que se sabe, não justifica a inteligência do animal. 

 

2-   Tédio Evolutivo                                                                                          

    Traz o argumento que os dinossauros atingiram um grau máximo de evolução, não tendo mais em que desenvolver, e aí, foram extintos.

a-   Alguns cientistas acreditavam na hipótese da Catarata, sob a qual os animais teriam desenvolvido tal doença ocular por conta dos índices de raios ultravioleta, passando a morrer pela incapacidade de lidar com o ambiente.

b-   Outra doença que poderia ter extinguido os dinossauros seria a Desinteria, a qual teria levado os animais a uma progressiva extinção biológica.

c-   Câncer de Pele, causado pelos mesmos raios ultravioletas e impossíveis de se defender.

 


3- Vulcanismo acredita que os movimentos das placas tectônicas tenham causado uma extrema atividade dos Vulcões, impossibilitando a vida na Terra. Alguns acreditam que o Frio característico das fases de evolução do planeta tenha matado os animais de sangue frio e por continuidade os demais.

4- Decadência Gradual argumenta que os dinossauros não foram capazes de acompanhar as mudanças do planeta e foram se extinguindo gradualmente.


5-   Mamíferos se multiplicaram juntamente com seus hábitos de se alimentar de ovos de dinossauros, eliminando os animais aos poucos com sua alimentação.

 

6-   Só dino macho

Os dinossauros teriam desaparecido por falta de parceiros sexuais? Isso é no que acredita o especialista em infertilidade Sherman Silber, que, na última década, tem afirmado repetidamente que os dinossauros desapareceram porque eles não podiam encontrar companheiras.

    7- Lagartas do apocalipse

Em 1962, o entomologista Stanley Flandres observou que as lagartas podem causar devastações em vegetações. O que levaria a morte por falta de alimentos. Esta Praga de Lagartas que teria dizimado a vegetação e assim acabado com os alimentos dos herbívoros e consequentemente dos carnívoros. Todas essas, contudo, foram descartadas.

   8-  Serviço dos extraterrestres

É claro que os seres de outro planeta não poderiam ficar de fora desta lista. Apesar de comprovações de que não existem registros de fósseis de extraterrestres, isso não impediu que algumas mentes imaginativas sugerissem que eles passaram por aqui e causaram a extinção dos dinossauros.

III- TEORIA TEOLÓGICAS OU TEOLÓGICAS/CIENTÍFICAS SOBRE O SURGIMENTO E O DESAPARECIMENTO DOS DINOSSAUROS


TEÓLOGOS DEBATEM ESTE ASSUNTO

 Segundo o site ICP (Instituto Cristão de Pesquisa),Teólogos cristãos sugerem algumas explicações. Aqui pela visão de teólogos e de parte dos cientistas compreende que estes animais são fruto da Criação Divina:

 1. homens e dinossauros foram contemporâneos

 Afirma que o relato de Gênesis, capítulos 1 e 2, deve ser literal. Um dia na Criação equivale a  24 horas. Desta forma, os dinossauros foram criados  junto dos outros animais, na Capítulo 1:20 e 31, do livro de Gênesis. A criação teria em torno de 10 mil anos ao invés de milhões de anos.

Eles fazem objeções ao método de datação pelo Carbono 14, Potássio-argônio ou Urânio, usados como critério de datação, atribuindo aos fósseis e à Terra milhões de anos. Também, afirmam que a convivência do homem com o dinossauro era possível, inclusive a dominação do homem sobre os mesmos.

Por faltas de provas geológicas contundentes da queda de um gigantesco meteoro, levando-os à extinção , são três as possibilidades por eles apontadas:

a) Ou os dinossauros extinguiram-se antes do Dilúvio, sem motivo aparente.

b) Ou foram preservados do Dilúvio na Arca, e se extinguiram logo após. Para sustentar essa tese da extinção pós-diluviana, é apresentada a hipótese de que os dinossauros precisavam de toneladas de alimento todo dia, e as condições, porém, não eram mais favoráveis à sua sobrevivência.

c) Ou foram extintos nas águas do Dilúvio. Quanto aos aquáticos, foram se extinguindo devido às alterações na temperatura e nas propriedades das águas marinhas.

2. A Criação em dias-eras ou Período geológico

Levando-se em consideração a tese científica da Criação em milhões de anos, surge então essa interpretação que entende cada dia empregado em Gênesis, capítulo 1, como dias figurativos, podendo significar diferentes medidas de tempos. Alegam que dia pode significar verão e inverno (Zc 14.8), o dia da colheita (Pv 25.13; Gn 30.14), mil anos (Sl 90.4; 2 Pd 3.8-10), dia do Senhor (At 2.20) etc.  

Assim, cada dia com sua manhã (início do período) e noite (fim do período) representa uma era geológica ou estágio no processo criativo de Deus. Esta foi a explicação à qual recorreram os geólogos do século 19 que respeitavam a autoridade da Bíblia, como o Dr. J. W. Dawson em A Origem do Mundo Segundo a Revelação e a Ciência - 1877 e James Dana em Manual de Geologia - 1875.

Assim, entendem que a maioria das espécies de dinossauros não alcançara o homem, pois este teria sido criado no fim da sexta era, quando então muitos desses animais já teriam sido extintos, por razões desconhecidas, ou até possivelmente pela queda de asteróides, doenças ou mudanças climáticas.

 3. O grande intervalo de tempo

Um terceiro grupo de teólogos e intérpretes da Bíblia acredita que entre Gênesis 1.1 e Gênesis 1.2, houve um grande intervalo de tempo. Com base em Isaías 45.18 onde diz: Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, 'o Deus que formou a terra', e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro. Explicam que Deus teria criado no princípio os céus e a terra (v.1), isso há milhões de anos, como afirmam os cientistas. Nesse primeiro momento, a terra teria sido habitada pelos dinossauros.

Como o texto acima afirma que o Senhor não a criou vazia, o versículo 2 de Gênesis deveria então ser traduzido por 'tornou-se' sem forma e vazia e não 'era' sem forma e vazia. Dessa maneira, Gênesis 1.1 deve indicar uma criação original (onde os dinossauros se situavam), e a criação do Cosmo. 

Duas alternativas:

a- Essa concepção se harmoniza em parte com a ciência, quando acredita que a terra é bastante antiga e permite até mesmo a idéia de que realmente tenha sido um grande meteoro que caiu na terra extinguindo os dinossauros. 

 

b- Fazem até uma relação dessa teoria com a queda de Satanás e todos os seus anjos, e citam Lucas 10.18 quando Jesus disse: ...Eu via Satanás, 'como raio', cair do céu. (veja ainda Is 14.12-15; Ez 28.13-18). 

 

Assim, os dinossauros fariam parte da primeira criação de Deus (Is 45.18) e foram extintos subitamente porque Satanás e seus anjos caíram sobre a Terra, causando sua extinção, isso tudo há milhares de anos. Havendo então um intervalo de tempo enorme, milhares ou milhões de anos.

A partir do versículo 2 de Gênesis, trata-se de uma restauração ou recriação, quando Deus cria o homem e muitas coisas que ainda existem hoje.

 

4. Criação visionária

 

Há teólogos que compreendem o dia do capítulo 1 de Genesis como uma visão de Moisés de todo o drama da criação em seis dias visionários.  Sendo assim, esses estágios não representariam necessariamente uma sequência de ordem cronológica (a narrativa da criação dos dinossauros, bem como sua extinção, passaria por este processo de tempo e período sem muitos detalhes), sendo em partes cronológicos e em partes tópicos.

Assim, trata-se de uma visão que Deus teria dado a Moisés, mas que ele estaria descrevendo dentro dos limites humanos. Por se tratar de uma visão que Moisés teria tido, não representa, portanto, os fatos minuciosos da história original da criação, mas apenas o que ele conseguira registrar e entender, já que nem tudo pode ser passível de observação humana. Assim, os dinossauros estariam incluídos dentro do contexto da criação, como o cavalo, o elefante, a ovelha, o tubarão, o polvo, o tucano, a arara-azul, que também não são mencionados nominalmente. Moisés não deixou nada escrito explicitamente.

 

Referências:


A extinção dos dinossauros pode ter sido causada por um supervulcão. Site Obaservador. Disponível em:<https://obser vador .pt/2016/03/08/estudo-na-universidade-lisboa-defende-extincao-dos-dinossauros-deve-afinal-supervulcao>. Acesso em: 26 Jan. 2021.

A charada dos dinossauros. Revista Super Interessante. Disponível em:<https://super. abril. com.br/ciencia/a-charada-dos-dinossauros> . Acesso em: 27 Jan. 2021.

Cinco Teorias Estranhas Sobre a Extinção dos Dinossauros. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/dinossauros-e-fosseis/37591-5-teorias-estranhas-sobre-a-extincao-dos-dinossauros.htm>. Acesso em: 27 jan. 2021.
 

Dinossauros, Teólogos debatem este assunto. Instituto Cristão de Pesquisa. Disponível em <http://icp.com.br/df25materia1.as p>. Acesso em: 26 de Jan. 2021.JUNIOR, Antonio Gasparetto. Extinção dos Dinossauros. Disponível em:<https://www.infoescola.com/dinossauros/extincao-dos-dinossauros>. Acesso em: 26 Jan. 2021.

National Geographic. Disponível em<https://www.natgeo. pt/historia/o- que-e-que-matou-os-dinossauros-novas-ideias-sobre-o-massacre>. Acesso em: 26 Jan. 2021. 


O Fim dos dinossauros. Disponível em : <https://mundoeducacao. uol.com.br/geografia/o-fim-dos-dinossauros.htm>. Acesso em: 27 Jan. 2021.
 

Teorias competem pela extinção dos dinossauros. Disponível em:<http://www.criacionismo.com.br/2010/03/teorias-competem -pela-extincao-dos.html>. Acesso em: 27 Jan. 2021.

 

NOTA:

ESTE TEXTO EU MONTEI TIRANDO VÁRIAS PARTES DE OUTROS. 

AS FONTES ESTÃO AÍ POSTADAS. DE SORTE QUE APENAS ORGANIZEI. 

NÃO É DE MINHA AUTORIA.




Marcio Gil de Almeida
Files Educação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário