
a
Escola: Municipal Nicolau Coelho
Turma: 4º ano matutino
Professor(a) Marcio Gil de Almeida Componente Curricular Língua Portuguesa
Período: 13/03/23 até 26/03/2023
ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO QUINZENAL
Habilidades | (EF04LP02) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou). EF04LP09 Ler e compreender, com autonomia [...] gêneros do campo da vida cotidiana [...] e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. EF15LP10, EF15LP11, EF15LP13, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP04, EF35LP05 |
Objetivo
| Acolher os alunos no primeiro dia de aula Diagnosticar o aprendizado dos alunos para perceber o conhecimento prévio dos alunos. Construir práticas de leituras de textos com escritas e outras formas. Compreender texto Trabalhar com o desenvolvimento da leitura e interpretação dos alunos Produção de Texto. Introduzir pontuação Trabalhar cultura da paz. |
Conteúdo
| Acolhida dos alunos para criar um ambiente receptivo. Diagnóstico Leitura de diversos gêneros, estudo de texto, escrita e pontuação Cultura da paz |
Estratégia
| ACOLHIDA (primeiro dia)
Iniciar a aula com duas dinâmicas A – Dinâmica de apresentação onde os alunos podem vir à frente, dizerem o nome e as seguintes preferências para que possa aproximar o grupo e fazer associações: músicas, filmes, livros, viagens, memórias B- Dinâmica das semelhanças, perceber as características que os unem e criar relações empáticas e de proximidade. Para isso, grupos (3 ou 4 integrantes). Neles, os alunos devem conversar entre si e anotar numa folha quais características são semelhantes e os unem. As categorias podem ser livres ou definidas previamente. O bairro em que moram, gosto musical, clubes de futebol, semelhanças no agregado familiar, o transporte que pegam para chegar a escola, etc., podem ser pontos comuns entre os estudantes. Diagnostico – Usar o material fornecido pela coordenação podendo ser complementado utilizado o livro didático que nos fornece uma autoavaliação para o aluno.
Trabalhar com o livro didático BURANELLO, Cristiane. Pitanguá Mais: Língua Portuguesa, 4º ano. São Paulo: Editora Moderno, 2021 no decorrer de duas semanas os seguintes: Teremos reflexão sobre a paz (p. 12 e 13) atividades para leitura (p. 14 e 15), leitura-narrativa (19 a 22) estudo de texto (14-18), pontuação (p.18-23).
Ditados temáticos
Leituras individuais e coletivas: usar textos do livro, versículos bíblicos e provérbios populares.
As Atividades assíncronas do dia 25/03 será feita no livro didático.
|
Material de Referencia | BNCC, Currículo do ensino fundamental do Estado da Bahia, Currículo Emergencial de Eunápolis –Anos Iniciais BURANELLO, Cristiane. Pitanguá Mais: Língua Portuguesa, 4º ano. São Paulo: Editora Moderno, 2021. |
Estimativa de Ch | 21 aulas |
OBSERVAÇÃO:
|
Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883
Veja obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:
Nenhum comentário:
Postar um comentário