Turma: 4º ano matutino/vespertino
Professor(a): Marcio Gil de Almeida
Período: ________________________________________
ESTRUTURA
DO PLANEJAMENTO QUINZENAL-ENSINO REMOTO
Componente
Curricular |
História |
Habilidades |
(EF04HI06)
Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das
pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. (EF04HI07)
Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e
marítimos para a dinâmica da vida comercial. |
Objetivo |
Compreender
o desenvolvimento do comércio contribuiu para a expansão das fronteiras
territoriais. Entender
a importância das especiarias para o desenvolvimento rotas marítimas. Relacionar
os prejuízos e os desafios das grandes navegações aos lucros e as vantagens
que elas proporcionaram. Conhecer
técnicas e instrumentos que auxiliavam os navegantes nas viagens marítimas. |
Conteúdo |
A
expansão do comércio e das rotas. Mudanças
na navegação Sobreviver
às longas viagens marítimas. |
Estratégia |
-
A aula expositiva com participação estimulada dos alunos. -Usar
mapas para mostrar a expansão do comercio. -Indicar
ou fornecer vídeos conforme a temática. -Usar o livro didático de
História Buriti Mais História– páginas- 52
até 57 - Responder as atividades
em dupla na sala de aula e a outra parte ficará como tarefa para casa. -Corregi as atividades
para casa |
Material
de Referencia |
-BNCC,
Currículo do ensino fundamental do Estado da Bahia, Currículo Emergencial de
Eunápolis –Anos Iniciais Currículo
Bahia. Currículo Referencial da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
para o Estado da Bahia - Superintendência de Políticas para a Educação
Básica. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Bahia Salvador:
Secretaria da Educação, 2018. 534 p VASCONCELOS,
Lucimara Regina. Buriti Mais História.
4º ano. São Paulo: Editora Moderna. |
Estimativa
de Ch |
2
aulas |
OBSERVAÇÃO: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário