sábado, 3 de outubro de 2020

Plano de Aula - Língua Portuguesa - Aula Inaugural - 4º ano -

Aula Inaugural
Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

1.      Identificação
Escola Municipal Nicolau Coelho
Disciplina – Língua Portuguesa
Professor – Marcio Gil de Almeida
Turma – 4º ano 

2.      Objetivos
Promover ao Alunado um ambiente favorável de aprendizado com um ambiente acolhedor e agradável, favorecendo um espaço de reflexão e prazer(lúdico)
3.      Conteúdos
-Aceitação no ambiente escolar ;
-Ambiente de cooperação entre os alunos e professores, entre alunos para alunos;
-Valorização do esforço individua e coletivo.
4.      Metodologia
Aplicar três dinâmicas:
a.      Dinâmica da Bexiga com a solicitação do nome e um desafio de informações (opções -  Dinâmica do barbante ou da cartolina)
b.      Dinâmica do Cabo de guerra
c.       Dinâmica do diferencial


5.      Avaliação
Avaliação será contínua e pontual, neste caso será realizada na participação  dos alunos e na interpretação dos dados obtidos nos exercícios que avaliam a escrita e leitura.
6.      Recursos
-Bolas para distribuição na dinâmica
-uma corda
-dois jogos
-papel ofício  impresso com as atividades
-pincel para quadro branco e o apagador







DINÂMICA: A Diferença...

Teólogo e Pedagogo

I - Objetivo

Contribuir na formação de valores, tais como: dedicação aos estudos, disciplina, perspectiva de vida, valorização de si mesmo, sabedoria nas escolhas etc. Existe uma flexibilidade para ampliar ou restringir os objetivos. Inclusive, eles podem ser mudados. Tudo depende como irá ser aplicada.

II - Organização

1 -Quantidade de participantes 

01 Coordenador - O professor ou outra pessoa. - Estará liderando toda a dinâmica.
04 pessoas para participar da apresentação/dramatização. Estas pessoas são alunos que devem ser escolhidos e convidados no momento da apresentação.

2- Posição dos alunos

Os quatros alunos participantes devem ficar dispostos paralelamente em relação a eles mesmos, ombro a ombro. Em relação aos demais alunos, eles estarão na transversal. Isto quer dizer eles serão vistos pelos outros alunos, não de frente, mas pela lateral. Ao terminar os passos a serem dados, os alunos devem estar bem próximos do Coordenador da dinâmica.

3- Nomes dos alunos

Mude os nomes dos alunos. Escolha nomes que dificilmente serão encontrados naquela sala de aula. Aqui darei os nomes de Barnabé, Sócrates, Delvina e Belina.

II- Narração

A narração será realizada em seis fases. Quando os alunos estiverem em suas posições, cada passo representa uma fase da narração, assim como, o ponto de partida. Lembre-se você pode adaptar a fala...Vejamos a narração:

Parados

Todos estão em suas posições para o primeiro passo. Mas, ainda estão parados e são nomeados como Barnabé, Sócrates, Delvina e Belina. O Coordenador se dirige a todos os presentes e começa a sua fala: Olhem para Barnabé, Sócrates, Delvina e Belina. Todos eles estão na mesma faixa etária, moram na mesma rua, são vizinhos, possuem a mesma qualidade de vida, têm famílias normais que passam por momentos de alegrias e de lutas, estudam na mesma escola, na mesma sala de aula, segundo ano do ensino fundamental e têm os mesmo professores. Todos eles têm as mesmas oportunidades e todos eles exercem o seu poder de escolha. Mas, a vida não é parada, ela é dinâmica. Todos precisam de sabedoria para vivê-la.

Primeiro Passo

Barnabé, Sócrates, Delvina e Belina estão no segundo ano do Ensino Fundamental. Tudo é novidade e eles estão entusiasmados. Estão se adaptando ao ritmo escolar. Os problemas com eles eram poucos, uma breve orientação e tudo estava resolvido. Dos quatros foi Sócrates quem foi servido pelo orientador.

Segundo Passo

Barnabé, Sócrates, Delvina e Belina alcançaram o quinto ano do Ensino Fundamental.

Barnabé e Belina eram bem comportados na sala de aula. Prestavam atenção, faziam as atividades na sala de aula e em suas casas. Obedeciam os pais e buscavam a Deus em suas vidas. Eles praticavam esportes. Estudavam muito e por este motivo eram zombados por outros alunos.

Sócrates piorou. Não ia bem na escola e os seus pais já não sabiam mais o que fazer. Os orientadores  encaminhou o Sócrates para o Conselho Tutelar, que este o encaminhou para o psicólogo para tratar do seu comportamento violento com os colegas.

Infelizmente, Delvina não era mais a mesma menina. Estava relaxada com os estudos, não obedecia aos pais e andavam com muitas amizades suspeitas. Até brigar na escola já tinha feito e tinha sido encaminhado para o Conselho Tutela e de lá para o psicólogo.


Terceiro Passo

Barnabé e Belina chegaram ao nono ano do ensino fundamental. Barnabé e Belina continuam no mesmo comportamento e avançam para o sonho deles. Belina queria ser médica e o Barnabé advogado.

Sócrates e Delvina pioraram. Sócrates tinham muitas faltas na escola, péssimas notas e estava envolvido com o crime. No final do ano recebeu a noticia que estava reprovado. Os pais de Sócrates viviam tristes e revoltado pela situação, o filho só dava trabalho ao invés de alegria. Delvina teve de desistir pois não atendia conselho de ninguém, arrumou vário namoros e ficou gravida. Com a gravidez não teve como continuar os estudos naquele ano. Não era uma boa mãe. Arrumou piores amizades das que já tinha e se envolveu com o crime.

Quarto Passo

Barnabé e Belina chegaram ao terceiro ano do Ensino Médio. Enquanto que Sócrates estava no segundo ano do Ensino Médio.. Barnabé, Belina e Sócrates tiveram uma péssima notícia., a Delvina estava na casa do namorado que era traficante, a polícia chegou para prendê-lo, houve resistência, tiroteio e ambos morreram. A ordem de prisão era só para o namorado, mas houve o tiroteio e a Delvina foi atingida. E para piorar, já chegando o final do ano, o Sócrates foi preso e perdeu o ano novamente.

Quinto Passo

A vida continua, já tinha transcorrido sete anos. Sócrates estava no hospital, pois tinha fugido do presídio e teve um tiroteio com outros bandidos. Sobreviveu, mas foi ao hospital para se tratar e lá foi preso novamente como fugitivo de alta periculosidade. No Hospital Cristo Redentor, o Sócrates foi atendido pela Drª Belina, ex-colega dele. Lembre-se, quando criança e adolescente, A Drª Belina, estudava muito e era muito gozada pelos colegas. O Sócrates teve outro encontro surpreendente... Ao chegar no Tribunal de Justiça para ser julgado pelos seus crimes, quem o julgou e determinou a sua pena, foi o Exmo. Sr. Dr. Barnabé, Juiz da Vara Crime da Comarca de Itapetinga, ex-colega dele.

III – Aplicação

Qual a diferença? Por que destinos tão diferentes? A resposta está nas escolhas feitas por cada um. A resposta está na atitude de cada um. Caros aluno e amigos, quais têm sido suas escolhas e atitudes?



Nenhum comentário:

Postar um comentário