domingo, 14 de abril de 2024

Orientação no Espaço Geográfico - 6º ano - Prof. Marcio Gil


 

Podemos usar os pontos cardeais para nos orientar em qualquer lugar. São eles: Norte, sul, leste e oeste. Também, existem os colaterais que são: noroeste, sudeste, nordeste e sudoeste

Podemos nos orientar também através das constelações como Cruzeiro do Sul. Além disso temos o astrolábio que se utiliza dos astros. Há ainda bússola que tem uma agulha mais magnetizada seguindo o norte magnético do planeta. Existem o  norte magnético e o norte geográfico.

Em um espaço geográfico, numa cidade por exemplo,  podemos ser guiados ou usarmos como ponto de referência uma igreja, uma loja, um abraço etc.

A palavra orientação vem da palavra oriente e que no latim significa o lado que nasce o sol ou o Sol nascente

O lado contrário de oriente é o ocidente, entre o ocidente e o oriente perceberam que a noite brilhava entre a estrela Polar onde fica os países nórdicos, daí ficou o norte e o contrário colocaram Sul.

Na orientação pelos astros podemos ser orientados pelo sol pela lua ou por constelações. O Astros todo corpo celeste natural como o sol e as estrelas, planetas, satélites, como a lua planetas, entre outros

Constelações são agrupamento aparente de estrelas ao qual se costuma associar uma forma ou uma figura.

 A Rosa dos ventos usa os quatro pontos cardeais como Norte sul leste oeste os colaterais e subcolaterais.

Outra forma de se orientar é o GPS que recebe as informações ou orientações através de satélites.

Na bússola você usa  como pano de fundo a Rosa dos ventos e a agulha é magnética. Esta agulha permanece sempre na mesma posição que é a do Norte.


Redes Sociais em que estou presente:
Bom Perfil, Parler,  Tumblr,Gettr Twitter, Pinterest,Rumble e Gettr.




Para ser orientado numa cidade, existem pontos de referências que ajudam a pessoa a ter a sua localização e a chegar ao seu destino final. Uma pessoa que está numa cidade e quer chegar na casa de um amigo. Sabendo o endereço correto irá buscar pelo bairro, quadra, rua e o número da casa. Mas, se ele não souber o número da casa ou mesmo a rua, ainda assim, ele pode ter um ponto de referência para chegar em algum lugar. Uma praça, um edifício conhecido, um templo de uma igreja ou mesmo uma árvore podem servir de orientação. 

 

Para ser orientado, pode ocorrer em que uma pessoa possa ser utilizando um mapa mental aonde terá a orientação para chegar ao seu destino. Um mapa real, organizado, feito numa escala adequada e com a Rosa dos Ventos que possuem os pontos cardeais, que servirá de orientação segura para alcançar o seu destino. Há diversos tipos de mapas e devem ser escolhido conforme a necessidade.

Imagine se você estiver no deserto ou em alto mar e não tiver como se orientar. Em um espaço muito mais amplo, os  pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste. Podendo ser mais específico ainda, lembramos dos pontos subcolaterais: nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste. Podemos nos orientar pelos astros que podem ou não serem necessários aparelhos para nos guiar, entre eles, o astrolábio. O sol, a lua, as estrelas ou constelações podem servir de astros guias. As constelações podem ser usadas, como no caso do Cruzeiro do  Sul. Outro instrumento é a bússola que possui uma agulha magnetizada que sempre aponta para o norte magnético do planeta Terra. Ainda mais não podemos esquecer que atualidade temos o GPS.

Professor Marcio Gil de Almeida




Geografia - Vídeos


Nenhum comentário:

Postar um comentário