segunda-feira, 24 de julho de 2023

O Pequeno Vaso


Certa vez, em um pequenino, onde se guardavam ferramentas diversas... Entre elas o balde de alumínio, vasos de barros, enxadas, pares, martelos, facões, serrotes etc. Diante tantas ferramentas que se encontravam ali, um  pequeno e simples vaso de barro. Todos estavam envolvidos numa grande construção. Todos tinham achado os seus lugares. Todos… menos um: O Pequeno Vaso de Barro. Ele era delicado, com um formato diferente, encostado num canto, que em nenhuma ocasião era lembrado.

O Pequeno Vaso, empoeirado e esquecido pelos obreiros, sofria costumeiramente de zombarias e de desprezo pelos seus companheiros daquele quartinho. Muito tempo se passou e a obra terminou… A construtora começou recolher todos os equipamentos, ferramentas e materiais. Uma das últimas coisas a ser colocadas no caminhão seria o Pequeno Vaso. Digo... Seria posto no caminhão por que no momento do ocorrido, apareceu o Decorador do novo edifício e achou interessante o Pequeno Vaso e pediu o mesmo ao seu proprietário. O dono da construtora olhou para o Pequeno Vaso e pensou: “Vou dá-lo, a final de contas para mim não tem nenhuma serventia.”

O Decorador pegou o Pequeno Vaso, o limpou,  o pintou e  colocou uma flor dourada nele que tinha um estilo de alto padrão artístico. O Pequeno Vaso foi colocado no principal salão e passado muito tempo de exposição, o qual estava em destaque, foi considerado como parte integrante do patrimônio cultural da cidade.

LIÇÃO

Queridos a vida muitas vezes nos coloca em posição de zombaria e descrédito. Todavia, até os pequenos, aqueles considerados como frágeis e sem expressão, têm o seu valor e o seu lugar. Deus te ama e tem um plano para sua vida. Valorize o que você é... Mesmo que seja um Pequeno Vaso... Quem sabe por ser tão diferentes estará em destaque quando a oportunidade chegar. Há lugares e grupos que nos destroem e há outros que nos honram. Continue sendo o que você é e no momento certo você deixará a sua marca na história.


Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário