PLANO
ANUAL
ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS
COMPONENTE CURRICULAR- GEOGRAFIA
- ANO - 3 º ANO
Unidade
temática/Eixos
|
Objeto de
conhecimento
|
Habilidades
|
Avaliação
|
O sujeito e seu
lugar no mundo
|
A cidade e o campo:
aproximações e
diferenças
|
(EF03GE01)
Identificar e comparar aspectos históricos e culturais dos grupos sociais de
seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
|
·
Observando o interesse,
participação, organização e responsabilidade.
·
Dialogar com os alunos para
sondar o nível de aprendizagem.
·
Observar o grau de autonomia
do aluno.
·
Aplicar atividade escrita e oral
·
O
aluno será avaliado no seu dia-a-dia,
·
Será
diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual,
visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
·
Através
a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
|
(EF03GE02)
Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e
econômica de grupos de diferentes origens
espaciais
e temporais.
|
(EF03GE03)
Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais
(quilombolas,
indígenas, marisqueiros, sertanejos, pescadores, ciganos, entre outros)
em
distintos lugares.
|
EF03GE01BA) Listar
e/ou descrever atitudes que garantam a liberdade de expressão e respeito à
diversidade nos espaços de
vivência.
|
Conexões
e escalas
|
Paisagens naturais
e antrópicas em
transformação
|
(EF03GE04) Explicar
como os processos naturais e históricos atuam na produção e na
mudança das
paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os
a
outros lugares.
|
Mundo
do trabalho
|
Matéria-prima e
indústria
|
(EF03GE05)
Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos
da natureza,
comparando as atividades de trabalho, técnicas e produções em diferentes
lugares.
|
Formas de
representação
e pensamento
espacial
|
Representações
cartográficas
|
(EF03GE06)
Identificar e interpretar
imagens
bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação
cartográfica.
(EF03GE07)
Reconhecer e elaborar
legendas com
símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.
|
Produção,
circulação e
consumo
|
(EF03GE08)
Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados
pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente,
considerando a
ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/ descarte de
materiais
consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
|
Natureza,
ambientes e
qualidade
de vida
|
Impactos das
atividades
humanas
|
(EF03GE09)
Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água
em atividades cotidianas (alimentação,
higiene, cultivo de
plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses
usos.
(EF03GE10) Identificar os cuidados
necessários para
utilização da água na agricultura e na geração de energia, de modo a garantir
a manutenção do provimento de
água potável.
(EF03GE11) Comparar impactos das atividades
econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os
riscos provenientes
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário