terça-feira, 3 de novembro de 2020

PLANO ANUAL DE ENSINO - GEOGRAFIA - 3 º ANO


 

PLANO ANUAL

ÁREA DE CONHECIMENTO  -  CIÊNCIAS HUMANAS

COMPONENTE CURRICULAR-  GEOGRAFIA   -  ANO - 3 º ANO

 

Unidade temática/Eixos

 

Objeto de conhecimento

 

Habilidades

 

Avaliação

 

O sujeito e seu lugar no mundo

A cidade e o campo:

aproximações e diferenças

(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos históricos e culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

·        Observando o interesse, participação, organização e responsabilidade.

·        Dialogar com os alunos para sondar o nível de aprendizagem.

·        Observar o grau de autonomia do aluno.

·        Aplicar atividade escrita e oral

·        O aluno será avaliado no seu dia-a-dia,

·        Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

·        Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens

espaciais e temporais.

(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais

(quilombolas, indígenas, marisqueiros, sertanejos, pescadores, ciganos, entre outros)

em distintos lugares.

EF03GE01BA) Listar e/ou descrever atitudes que garantam a liberdade de expressão e respeito à diversidade nos espaços de

vivência.

Conexões e escalas

Paisagens naturais

e antrópicas em

transformação

(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na

mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os

a outros lugares.

Mundo do trabalho

Matéria-prima e

indústria

(EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos

da natureza, comparando as atividades de trabalho, técnicas e produções em diferentes

lugares.

Formas de

representação

e pensamento

espacial

Representações

cartográficas

(EF03GE06) Identificar e interpretar

imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

 

(EF03GE07) Reconhecer e elaborar

legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas  cartográficas.

Produção,

circulação e

consumo

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente,

considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/ descarte de

materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

Natureza,

ambientes e

qualidade de vida

Impactos das

atividades humanas

(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação,

higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses

usos.

 (EF03GE10) Identificar os cuidados

necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia, de modo a garantir a manutenção do provimento de

água potável.

 (EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário