terça-feira, 3 de novembro de 2020

PLANO ANUAL DE ENSINO - GEOGRAFIA - 4 º ANO

 


PLANO ANUAL

ÁREA DE CONHECIMENTO  -  CIÊNCIAS HUMANAS

COMPONENTE CURRICULAR-  GEOGRAFIA   -  ANO - 4 º ANO

 

Unidade temática/Eixos

 

Objeto de conhecimento

 

Habilidades

 

Avaliação

 

O sujeito e seu lugar no mundo

Território e diversidade cultural

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas

culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas,européias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

·        Observando o interesse, participação, organização e responsabilidade.

·        Dialogar com os alunos para sondar o nível de aprendizagem.

·        Observar o grau de autonomia do aluno.

·        Aplicar atividade escrita e oral

·        O aluno será avaliado no seu dia-a-dia,

·        Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

·        Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

Transformações

e premências no

espaço

(EF04GE01BA) Descrever paisagens como resultado da ação do ser humano no tempo e

no espaço.

Processos

migratórios no

Brasil

EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira e baiana.

Instâncias do poder

público e canais de

participação social

(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores

e Conselhos Municipais e outros.

(EF04GE02BA) Descrever os meios de acesso aos principais órgãos públicos que atuam em sua comunidade

Conexões e escalas

 

Relação campo e

Cidade

EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da

cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

Conexões e escalas

 

 

Unidades político administrativas

do Brasil

(EF04GE05) Distinguir unidades político administrativas

oficiais nacionais (Distrito,

Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.

Conexões e escalas

 

Territórios etnicoculturais

EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil e  na Bahia, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos,

dentre outros, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.

Mundo do trabalho

Trabalho no campo

e na cidade

(EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade

Produção,

circulação e

consumo

(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matériasprimas),

circulação e consumo de diferentes

produtos.

Formas de

representação

e pensamento

espacial

Sistema de

Orientação

(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e

humanos nas paisagens rurais e urbanas.

Elementos

constitutivos dos

mapas

(EF04GE10) Comparar tipos variados  de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e

semelhanças.

Natureza,

ambientes e

qualidade de vida

Conservação e

degradação da

natureza

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo,

cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

(EF04GE03BA) Discutir a importância de viver em um ambiente preservado de maneira

sustentável.

(EF04GE04BA) Levantar as principais necessidades em relação à qualidade ambiental onde vivem, para pensar atitudes em defesa do meio ambiente e promoção da

vida saudável.

 


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