PLANO
ANUAL
ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS
COMPONENTE CURRICULAR- GEOGRAFIA
- ANO - 4 º ANO
Unidade
temática/Eixos
|
Objeto de
conhecimento
|
Habilidades
|
Avaliação
|
O sujeito e seu
lugar no mundo
|
Território e diversidade
cultural
|
(EF04GE01)
Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou
da comunidade, elementos de distintas
culturas
(indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país,
latino-americanas,européias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em
cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional
e brasileira.
|
·
Observando o interesse,
participação, organização e responsabilidade.
·
Dialogar com os alunos para
sondar o nível de aprendizagem.
·
Observar o grau de autonomia
do aluno.
·
Aplicar atividade escrita e oral
·
O
aluno será avaliado no seu dia-a-dia,
·
Será
diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual,
visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
·
Através
a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
|
Transformações
e premências no
espaço
|
(EF04GE01BA)
Descrever paisagens como resultado da ação do ser humano no tempo e
no
espaço.
|
Processos
migratórios no
Brasil
|
EF04GE02) Descrever
processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade
brasileira e baiana.
|
Instâncias do poder
público e canais de
participação
social
|
(EF04GE03)
Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de
participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores
e Conselhos
Municipais e outros.
(EF04GE02BA)
Descrever os meios de acesso aos principais órgãos públicos que atuam em sua
comunidade
|
Conexões
e escalas
|
Relação campo e
Cidade
|
EF04GE04)
Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da
cidade,
considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
|
Conexões
e escalas
|
Unidades
político administrativas
do
Brasil
|
(EF04GE05)
Distinguir unidades político administrativas
oficiais nacionais
(Distrito,
Município, Unidade
da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando
seus lugares de vivência.
|
Conexões
e escalas
|
Territórios
etnicoculturais
|
EF04GE06)
Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil
e na Bahia, tais como terras indígenas
e de comunidades remanescentes de quilombos,
dentre outros, reconhecendo
a legitimidade da demarcação desses territórios.
|
Mundo
do trabalho
|
Trabalho no campo
e
na cidade
|
(EF04GE07) Comparar
as características do trabalho no campo e na cidade
|
Produção,
circulação e
consumo
|
(EF04GE08)
Descrever e discutir o processo de produção (transformação de
matériasprimas),
circulação e
consumo de diferentes
produtos.
|
Formas de
representação
e pensamento
espacial
|
Sistema de
Orientação
|
(EF04GE09) Utilizar
as direções cardeais na localização de componentes físicos e
humanos nas
paisagens rurais e urbanas.
|
Elementos
constitutivos dos
mapas
|
(EF04GE10) Comparar
tipos variados de mapas, identificando
suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e
semelhanças.
|
Natureza,
ambientes e
qualidade
de vida
|
Conservação e
degradação da
natureza
|
(EF04GE11)
Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo,
cobertura vegetal,
rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou
degradação dessas áreas.
(EF04GE03BA)
Discutir a importância de viver em um ambiente preservado de maneira
sustentável.
(EF04GE04BA)
Levantar as principais necessidades em relação à qualidade ambiental onde
vivem, para pensar atitudes em defesa do meio ambiente e promoção da
vida saudável.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário