Escola: Municipal Nicolau Coelho
Turma:
4º ano matutino
Professor(a)
Marcio Gil de Almeida Componente Curricular: Língua Portuguesa
Período:
02 e 14/09 no matutino 06 e 13/09 no vespertino
ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO
Habilidades |
EF35LP05
– Ler textos de diferentes extensões, leitura individual e em alta voz, com
autonomia crescente e com compreensão. EF04LP08
Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem,
-oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas). (EF67LP32)
Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da
língua escrita (EF67LP34) Formar antônimos com acréscimo de prefixos que
expressam noção de negação. EF01LP15) Agrupar palavras pelo critério de aproximação
de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de
significado (antonímia). (EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de
texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar
antônimos ... (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos
linguísticos e gramaticais: ortografia... |
Objetivo |
Construir
uma consciência de significado de palavras diferentes, mas com o mesmo
significado e de palavras diferentes e com os significados opostos, se utilizando de substantivo, adjetivos... Construir
uma formação de correção ortográficas. |
Conteúdo |
Antônimos
Correção
ortográfica. |
Estratégia |
Exposição dos conteúdos expostos se utilizando do quadro branco e dos materiais acompanhadas de atividade em grupos Aula
presencial utilizando livro didático e material
impresso. Usar
livros paradidáticos para leituras e levar os alunos a observarem sinônimos e antônimos. Atividade
colocada no quadro branco e impressa sobre
sinônimo, antônimo e correções ortográficas. No final fazer as devidas correções das atividades. |
Material
de Referencia |
Base
Nacional Comum Curricular (Completa). Ministério da Educação. BNCC,
Currículo do ensino fundamental do Estado da Bahia, Currículo Emergencial de
Eunápolis –Anos Iniciais TRICONI,
Ana; BERLIN.Terezinha e MARCHEZI, Vera. Língua Portuguesa, APIS. São Paulo:
Editora Ática, 2017. VASCONCELOS,
Adson. Atividade na Sala de Aula,2º e 4º ano. Língua Portuguesa.São Paulo:
Editora Rideel. TERRA,
Ernani. Minigramática. São Paulo: Editora Scipione, 2007. |
Estimativa
de Ch |
08
horas/aulas para cada turmas |
OBSERVAÇÃO: |
Acesse outros links
- Plano de Aula - Gênero Textual: Fábula
- Plano de Aula - Língua Portuguesa - 4º ano - Tipos de Frases - Parte 1
- Plano de Aula - Língua Portuguesa - 4º ano - Tipos de Frases - Parte 2
- Plano de Aula - Língua Portuguesa - Aula Inaugural - 4º ano -
- Plano de Aula – Língua Portuguesa - 4º ano
- Plano de Aula – Língua Portuguesa- Fábulas -4º ano
- Plano de Aula 4º ano - Fábula – Gênero Textuais, 23 de fevereiro de 2016
- Plano de Aula de Língua Portuguesa - 4º ano - Encontro Vocálico
- Plano de Aula de Português - 4º ano - Sinônimos, Antônimos e Correção Ortográfica
- Plano de Aula de Português - Bloco 2 - 4º ano
- Plano de Aula de Português - Bloco 3 - 4º ano
- Plano de Aula Interdisciplina - Língua Portuguesa-Geografia-História-Artes - 4º ano
- Plano de aula Português - Leitura e escrita, Gênero Textual, Diário Pessoal, Gramática - substantivo e separação de sílabas - 4 ano - Bloco 4
- Plano de Aula-Língua Portuguesa-4º ano
- Plano de Ensino Anual de Língua Portuguesa - 4º ano
- Português Para Estudar: Atividade Diagnóstica - 4º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário