quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Vale a pena aula remota para Ensino Fundamental?

                               

Percebo que as aulas remotas para o Ensino Fundamental Anos Finais podem ser aplicadas com razoável sucesso a depender do público alvo, do seu contexto de vida, de seus recursos etc. Mas, quanto ao Ensino Fundamental Anos Iniciais, na minha opinião, são questionáveis e difíceis de dar algum resultado. Aqui refiro-me ao contexto das escolas públicas, levando em conta os detalhes estruturais e  econômico dos próprios alunos possuidores de dificuldades de recursos tecnológicos. 

1- Qual é a percepção do ensino remoto neste Ensino Fundamental Anos Iniciais

Pelo que percebo não faltam famílias, alunos, administradores, professores e direção de escolas que não acreditam em resultados positivos. Se nas aulas presenciais, nas escolas públicas existem um certo grau de dificuldade por muitos alunos por não prestarem atenção, brincarem, enrolarem para fazerem tarefas, não fazerem as tarefas que levam para casa e serem possuidores de comportamentos indisciplinados. Agora, imaginem longe do professor se alunos com este perfil tenham alguma chance?

2- Muitas outras dificuldades se apresenta, tais como:


a- Os alunos não possui celular, notebook ou computador;
b- O aluno possui celular e não possui condições financeiras para ter fornecedor de internet;
c- Há celular na família, mas só tem acesso durante a noite;
d- Às vezes há celular na família e o pai ou mãe não querem compartilhar com a criança/adolescente;
e- Aos alunos que não possuem internet e/ou celular, a secretaria na escola não tem folhas ou toner suficiente para fotocopiar as atividades;
f- Dificuldade dos próprios alunos em ir para escola sem transporte escolar para ter acesso ao material;
g- Os pais são analfabetos e não tem como ajudar os alunos;
h- Os pais não são analfabetos, mas não possuem conhecimento o suficiente para ajudá-los;
i- Os pais não querem gastar tempo nisso porque precisam trabalhar para colocar alimento em casa, cuidar das afazeres de casa e descansar para trabalhar no dia seguinte etc

3- A Realidade

Recentemente uma cidade da Bahia, as aulas remotas mal tinha começado e foram canceladas. A situação ainda está indecisa, pois a prefeitura precisa emitir um decreto para legalizar tal prática e segundo o que dizem o Prefeito não acredita que isso dá resultados positivos, ou seja, é uma perda de tempo. Também o governador da Bahia cancelou as aulas remotas. Leia esta fala do Governador Rui Costa: 

“O Estado não tem condições de padronizar aulas pela internet na rede estadual, a maioria dos alunos é de baixa renda e de menor poder aquisitivo. Não dá para substituir aula presencial por aula pela internet", [...]"não deixaremos nenhum jovem para trás".

Falando de forma popular, aulas remotas na Rede Pública são aulas meia-boca que não resolve problema algum, que ocupam os servidores, que promovem gastos e que não resolve a situação. Como professor prefiro que comece logo as aulas presenciais, todavia, se as autoridades não querem, o professor não pode ser punido com a retirada do seu salário. Diante do quadro, a melhor solução para tirar o atraso é fazer o estilo EJA,  dois anos letivos em apenas um ano, no ano de 2021. 

Autoria Marcio Gil de Almeida

Referência:
Foto do GZA Educação e Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário