domingo, 14 de março de 2021

A Dinâmica Climática no Brasil - 7º ano

 As massas de ar, que se formam em algumas regiões específicas da superfície da Terra e estão em constante deslocamento, são as principais responsáveis pela dinâmica atmosférica. Veja a figura 4.


Entre as massas que continuam no continente sul-americano, três são especialmente importante para a determinação dos climas brasileiros. Uma forma-se no continente, na Amazônia ocidental. Trata-se da massa Equatorial Continental (mEc), quente e úmida. As outras duas formam-se sobre a superfície do Oceano Atlântico: a massa Tropical Atlântica(nTa), quente e úmida, que influencia diretamente o clima da Costa Brasileira; e a massa Polar Atlântica (mPa), fria e úmida, cuja atuação é mais sentida no sul do Brasil, mas pode penetrar, até a Amazônia nos meses de inverno ocasionando o fenômeno conhecido pelas populações locais como "friagem". Com base na dinâmica das massas de ar, pode-se definir os tipos climáticos no
 Brasil (figura 5).



Principais características dos tipos climáticos brasileiros

O Brasil apresenta diferentes tipos climáticos. Entre as características que lhe conferem climas variados estão o fato de Possuir grande extensão de Norte a Sul(passando o diferentes latitudes), a variedade de formas de relevo, além da atuação de diferentes massas de ar em seu território. Os principais tipos climáticos que ocorrem no Brasil são:



 


Igarapé

Palavra de origem Tupi que significa" caminho da água", canal natural de água que se forma entre duas vigas ou entre uma ilha e a terra firme na Amazônia.

Amplitude térmica

Intervalo definido entre as temperaturas máxima e mínima de um dia, mês ou ano.

Fonte:

RIBEIRO,  Wagner Costa. Por Dentro da Geografia, Ensino Fundamental 7º ano. São Paulo: Editora Saraiva,2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário