terça-feira, 3 de novembro de 2020

PLANO ANUAL DE ENSINO- GEOGRAFIA - ANO - 5 º ANO



PLANO ANUAL

ÁREA DE CONHECIMENTO  -  CIÊNCIAS HUMANAS

COMPONENTE CURRICULAR-  GEOGRAFIA   -  ANO - 5 º ANO

 

Unidade temática/Eixos

 

Objeto de conhecimento

 

Habilidades

 

Avaliação

 

O sujeito e seu lugar no mundo

Dinâmica  populacional

(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre

migrações e condições de infraestrutura..

·        Observando o interesse, participação, organização e responsabilidade.

·        Dialogar com os alunos para sondar o nível de aprendizagem.

·        Observar o grau de autonomia do aluno.

·        Aplicar atividade escrita e oral

·        O aluno será avaliado no seu dia-a-dia,

·        Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

·        Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

 Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais

(EF05GE02) Identificar diferenças étnicoraciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

(EF05GE01BA) Discutir as principais manifestações de discriminação racial,

buscando coletivamente formas de combatêlas.

Conexões e escalas

 

Território, redes e

urbanização

(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo

seu crescimento.

(EF05GE04) Reconhecer as características da

cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.

Mundo do trabalho

Trabalho e inovação tecnológica

(EF05GE06) Identificar e comparar

transformações dos meios de transporte e de comunicação, no mundo, no Brasil, no estado e em seu município.

Trabalho e inovação tecnológica

(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial,

agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

Formas de

representação

e pensamento

espacial

Formas de

representação

e pensamento

espacial

(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades e no campo, comparando sequência de fotografias,

fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

Representação das

cidades e do espaço

urbano

(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.

Natureza,

ambientes e

qualidade de vida

Qualidade

ambiental

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas

de poluição dos cursos de água, lagos e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés

negras etc.).

Diferentes tipos de

poluição

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, degradação de matas ciliares, desmatamento e destruição do patrimônio histórico etc.),

propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

Gestão pública da

qualidade de vida

EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a  melhoria da qualidade de vida (em áreas

como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário