PLANO ANUAL
ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS
COMPONENTE CURRICULAR- GEOGRAFIA
- ANO - 5 º ANO
Unidade
temática/Eixos |
Objeto de
conhecimento |
Habilidades |
Avaliação |
O sujeito e seu
lugar no mundo |
Dinâmica populacional |
(EF05GE01)
Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que
vive, estabelecendo relações entre migrações e
condições de infraestrutura.. |
·
Observando o interesse,
participação, organização e responsabilidade. ·
Dialogar com os alunos para
sondar o nível de aprendizagem. ·
Observar o grau de autonomia
do aluno. ·
Aplicar atividade escrita e oral ·
O
aluno será avaliado no seu dia-a-dia, ·
Será
diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual,
visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
·
Através
a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções. |
Diferenças
étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais |
(EF05GE02)
Identificar diferenças étnicoraciais e étnico-culturais e desigualdades
sociais entre grupos em diferentes territórios. |
||
(EF05GE01BA)
Discutir as principais manifestações de discriminação racial, buscando
coletivamente formas de combatêlas. |
|||
Conexões
e escalas |
Território, redes e urbanização |
(EF05GE03)
Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais,
econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento. (EF05GE04)
Reconhecer as características da cidade e analisar
as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana. |
|
Mundo
do trabalho |
Trabalho e inovação
tecnológica |
(EF05GE06)
Identificar e comparar transformações dos
meios de transporte e de comunicação, no mundo, no Brasil, no estado e em seu
município. |
|
Trabalho e inovação
tecnológica |
(EF05GE07)
Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e
extrativa e no cotidiano das populações. |
||
Formas de representação e pensamento espacial |
Formas de representação e pensamento espacial |
(EF05GE08) Analisar
transformações de paisagens nas cidades e no campo, comparando sequência de
fotografias, fotografias aéreas
e imagens de satélite de épocas diferentes. |
|
Representação das cidades e do espaço urbano |
(EF05GE09)
Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas
temáticos e representações gráficas. |
||
Natureza, ambientes e qualidade
de vida |
Qualidade ambiental |
(EF05GE10)
Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos
cursos de água, lagos e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.). |
|
Diferentes tipos de poluição |
(EF05GE11)
Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola
e da residência (lixões, indústrias poluentes, degradação de matas ciliares,
desmatamento e destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções
(inclusive tecnológicas) para esses problemas. |
||
Gestão pública da qualidade de vida |
EF05GE12)
Identificar órgãos do poder público e canais de participação social
responsáveis por buscar soluções para a
melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente,
mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas
por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário