PLANO
ANUAL
ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS DA NATUREZA
COMPONENTE CURRICULAR- CIÊNCIAS
- ANO - 2º ANO
Unidade
temática/Eixos
|
Objeto de
conhecimento
|
Habilidades
|
Avaliação
|
Matéria e Energia
|
Propriedades e usos
dos materiais
|
EF02CI01)
Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os
objetos que fazem parte da vida cotidiana,
como esses objetos
são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
(EF02CI02) Propor o
uso de diferentes materiais para a construção de objetos
de uso cotidiano,
tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade,dureza,
transparência etc.).
(EF02CI01BA)
Localizar, através de relatos de familiares e/ou visitas a museus físicos e
virtuais, os diversos usos dos materiais em
diferentes períodos
históricos.
(EF02CI02BA)
Resolver problemas do cotidiano que envolvam o conhecimento de materiais com
diferentes características.
(EF02CI03BA)
Identificar quais materiais de uso cotidiano são produzidos a partir de
matéria-prima da região
|
·
Observando o interesse,
participação, organização e responsabilidade.
·
Dialogar com os alunos para
sondar o nível de aprendizagem.
·
Observar o grau de autonomia
do aluno.
·
Aplicar atividade escrita e oral
·
O
aluno será avaliado no seu dia-a-dia,
·
Será
diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual,
visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
·
Através
a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
|
Matéria e Energia
|
Prevenção de
acidentes domésticos
|
(EF02CI03) Discutir
os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos
cortantes e inflamáveis, eletricidade,
produtos de
limpeza, medicamentos, etc.)
(EF02CI04BA)
Identificar os objetos e substâncias que devem ser manipulados com cuidado a
fim de evitar acidentes domésticos,
bem como proceder
de forma preventiva no uso da eletricidade.
(EF02CI05BA)
Discutir fatores de risco identificados na própria casa, escola e no caminho
que percorre entre a casa e a escola.
|
Vida
e Evolução
|
Seres Vivos no
ambiente
|
EF02CI04) Descrever
características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase
da vida, local onde
se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las
ao ambiente em que
eles vivem.
(EF02CI06BA)
Identificar exemplos de ambientes preservados e ambientes não preservados e
analisar a importância da
preservação e
conservação do ambiente para manutenção da vida na Terra.
|
Vida e Evolução
|
Plantas
|
F02CI05) Investigar
a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas
em geral,
destacando os princípios básicos da fotossíntese.
(EF02CI06)
Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e
frutos)
e a função desempenhada
por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas,o ambiente e os
demais seres vivos.
(EF02CI07BA)
Identificar e valorizar a flora local estabelecendo relaçã
|
Terra
e Universo
|
Movimento aparente
do Sol no céu.
|
EF02CI07) Descrever
as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da
sombra projetada
|
Terra
e Universo
|
O Sol como fonte de
luz e calor
|
(EF02CI08) Comparar
o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes
tipos de superfície
(água, areia, solo, superfícies escuras, claras, metálicas, etc.).
(EF02CI08BA)
Relatar a influência do sol e do raio ultravioleta sobre o corpo humano
(benefícios e cuidados).
|
Terra
e Universo
|
Energia
Solar
|
EF02CI09BA)
Reconhecer as tecnologias que envolvem os conhecimentos da energia solar
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário