terça-feira, 3 de novembro de 2020

PLANO ANUAL DE ENSINO - CIÊNCIAS - 2º ANO



PLANO ANUAL

ÁREA DE CONHECIMENTO  -  CIÊNCIAS DA NATUREZA

COMPONENTE CURRICULAR-  CIÊNCIAS   -  ANO -  2º ANO

 

Unidade temática/Eixos

 

Objeto de conhecimento

 

Habilidades

 

Avaliação

 

Matéria e Energia

Propriedades e usos dos materiais

EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana,

como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos

de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade,dureza, transparência etc.).

(EF02CI01BA) Localizar, através de relatos de familiares e/ou visitas a museus físicos e virtuais, os diversos usos dos materiais em

diferentes períodos históricos.

(EF02CI02BA) Resolver problemas do cotidiano que envolvam o conhecimento de materiais com diferentes características.

(EF02CI03BA) Identificar quais materiais de uso cotidiano são produzidos a partir de matéria-prima da região

·        Observando o interesse, participação, organização e responsabilidade.

·        Dialogar com os alunos para sondar o nível de aprendizagem.

·        Observar o grau de autonomia do aluno.

·        Aplicar atividade escrita e oral

·        O aluno será avaliado no seu dia-a-dia,

·        Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

·        Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

Matéria e Energia

Prevenção de acidentes domésticos

(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade,

produtos de limpeza, medicamentos, etc.)

(EF02CI04BA) Identificar os objetos e substâncias que devem ser manipulados com cuidado a fim de evitar acidentes domésticos,

bem como proceder de forma preventiva no uso da eletricidade.

(EF02CI05BA) Discutir fatores de risco identificados na própria casa, escola e no caminho que percorre entre a casa e a escola.

Vida e Evolução

Seres Vivos no ambiente

EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase

da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las

ao ambiente em que eles vivem.

(EF02CI06BA) Identificar exemplos de ambientes preservados e ambientes não preservados e analisar a importância da

preservação e conservação do ambiente para manutenção da vida na Terra.

Vida e Evolução

Plantas

F02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas

em geral, destacando os princípios básicos da fotossíntese.

(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos)

e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas,o ambiente e os demais seres vivos.

(EF02CI07BA) Identificar e valorizar a flora local estabelecendo relaçã

Terra e Universo

Movimento aparente do Sol no céu.

EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada

Terra e Universo

O Sol como fonte de luz e calor

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes

tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escuras, claras, metálicas, etc.).

(EF02CI08BA) Relatar a influência do sol e do raio ultravioleta sobre o corpo humano (benefícios e cuidados).

Terra e Universo

Energia Solar

EF02CI09BA) Reconhecer as tecnologias que envolvem os conhecimentos da energia solar

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário