segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Família na Escola - Sugestões para Escola e para a Secretaria de Educação e Cultura e para Escolas

SUGESTÕES DO ANO 2014-15.

Formação:

Licenciatura em Pedagogia
Bacharel em Teologia
Pós graduando em Coordenação Pedagógica
1.    Família na escola tem que ser uma questão macro que deve ter no comando a SEC: É uma questão de política pública educacional;

2.    Deve-se estimular a eleição de COORDENADORES DE PAIS. Estes coordenadores eleitos pelos pais devem ou podem ser um pai, mãe ou responsável. A sua finalidade é auxiliar a equipe escolar no atendimento aos pais para trabalho voluntário em atividades extracurriculares alinhados aos esforços de melhoria da escola.

3. Seguindo a visão de que a família e a escola têm funções distintas, mas interdependente. A família é a instituição principal. As famílias têm maior responsabilidade sobre a educação das crianças e adolescentes. As escolas devem atuar, no seu papel próprio, como cooperadoras da família e nisto envolve, inclusive, em capacitar pais para o auxílio nos estudos dos seus filhos.

4.    A troca entre famílias e escolas é constante. Daí nota-se que as famílias e escolas devem trocar mais do que informações. Esta troca envolve estima, confiança, compreensão e cooperação.

5.    Os problemas que formule e escolas passam podem convergir em solução. Daí a SEC, escolas e famílias podem trabalhar juntas.

6.    A SEC deveria trabalhar tornar proeminente “O Dia Nacional da Família na Escola”. Surgiu em 2001.

7.     Escolas podem ser orientadas para que professores compartilhem orientações básicas de como os pais podem ajudar na tarefa para casa das crianças.

8.    Sempre deve haver a oportunidade para que pais e/ou responsáveis dêem as suas sugestões nas reuniões. O segredo para uma boa relação é ouvir.

9.    Sempre devem estar claro quais são os canais abertos para comunicação com as famílias.

10. Deve haver uma orientação geral para as escolas, de que nas reuniões com os pais reclamações de comportamentos dos filhos devem ter o tom de ajudar e não de acusar. Trocar informações é essencial para o enfrentamento das dificuldades.

11. Os professores precisam, em reunião com os pais, mostrar como é a avaliação e como é aplicada. Nestas reuniões, a maior preocupação é compartilhar o que os estudantes vão aprender, para quê e como. Os precisam saber mais sobre a rotina escolar.

12. Se houver um projeto que proporcione visitas aos pais, será de grande valia. Estas visitas aproximam os pais à escola. Estas devem ser feitas não para averiguar, julgar, fiscalizar ou fazer inferências, mas para estimular o engajamento na vida escolar dos filhos e expor respostas aos questionamentos feitos ou mostrar caminhos. Também, podem-se orientar os pais das várias formas de acompanhar os estudos dos filhos.

13. O caminho da relação com os pais precisa ser desburocratizado. Quanto maior informalidade, a depender do que se trata, melhor...

14. Nos encontros, os pais precisam ter informações sobre o projeto pedagógico.

15. A SEC pode estimular escolas e ela mesma deverá realizar ações macros nos municípios. Veja mais ações que escolas e SEC podem investir nos pais:
a.    Oficinas diversas
b.    Simpósios
c.    Conferências
d.    Intercâmbios de pais entre escolas
e.    Programação de entretenimento
f.     Treinamento e orientação a pais/responsáveis para que entendam como podem melhor ajudar aos seus filhos
g.    Baseado nos interesses dos pais pode construir a ponte para os interesses das escolas e da boa educação
h.    Nas jornadas pedagógicas poderia ser feitas reflexões e orientações para professores no campo da relação com os pais em sua amplitude maior.
i.      Se alma do negócio é a propaganda, porque não fazer propagando em rádio sobre a participação dos pais na educação dos filhos.
j.      A SEC poderia fazer vídeos que estimulem aos pais a ajudarem os seus filhos nas tarefas de casa e como participar da vida escolar dos seus filhos no âmbito da instituição escolar.

Em tudo isso, a SEC pode participar de forma direta e indiretamente, sendo que as escolas, da mesma forma.

Referências

ALMEIDA, Marcio Gil. Universidade para Pais.Acompanhando a Vida Escolar dos Filhos. Itapetinga: STEL, 2013.

ALMEIDA, Marcio Gil. Acompanhando a Vida Escolar dos Filhos. <http://trespointum.blogspot.com.br/2015/07/acompanhando-vida-escolar-dos-filhos.html >. Acesso em: 25 de agosto de 2015.


ALMEIDA, Marcio Gil. Como Envolver os Pais no Convívio Escolar. Disponível em: <http://trespointum.blogspot.com.br/2015/07/acompanhando-vida-escolar-dos-filhos.html>. Acesso em: 25 agosto 2015.



BENCINI, Roberta. Como Atrair os pais para a escola. http://revistaescola.abril.com.br/formacao/como-atrair-pais-escola-423311.shtml. Acesso em: 14 de agosto de 2015.

BENCINI, Roberta. Pais que seguem de perto a rotina. http://revistaescola.abril.com.br/formacao/pais-seguem-perto-rotina-424388.shtml. Acesso em: 14 de agosto de 2015.

HELEN,  Simone. Atraindo os Pais para a Escola. < http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/2010/04/atraindo-os-pais-para-escola.html>. Acesso em 18 de agosto de 2015.


OLIVEIRA, Nilsom Vieira,  GUEDES, Patrícia Mota. Os pais e a Educação. Instituto Fernandes Braudel de Economia Mundial.



PERRRENOUD, Philippe.  10 Novas Competências para Ensinar.Porto Alegre: ARTMED, 2000.



Autoria:  Marcio Gil de Almeida



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