segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

FICHA DE AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO

SUGESTÃO DADA EM 2016

Eu disponibilizo está ficha de avaliação de livro que confeccionei depois de várias consultas a outras fichas. Em uma parte copiei de outros e na maior parte é de minha iniciativa. Pode ser útil a você, pelo menos para comparar. Se quiser no formato do Word, mande-me um e-mail: marciogil07@gmail.com

Nomes dos livros:
______________________________
Autor:
______________________________
Editora:
______________________________
Ano de produção:_____________                                                  Anos:_______________
Professor da disciplina______________________________________________________
Coordenador Pedagógica____________________________________________________

Avaliação do livro
A seleção de conteúdos é adequada?

A seqüência com que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?

O conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o seu aluno e está de acordo com o currículo?

A linguagem é clara e precisa?

O texto das explicações é acessível para os alunos?

As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?

O livro do professor contribuiu o suficiente para o melhor uso do material? 

Consolidação de conhecimentos práticos e teóricos adquiridos

Desenvolvimento de capacidades e competências

Como  introduz um novo objeto de conhecimento

Avaliação dos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos

Manual do   Professor

PACTO PELA EDUCAÇÃO –  Eixo Estruturante e Objetivos de Aprendizagem por eixo
I- Eixos Estruturantes e Objetivos de Aprendizagem por eixo da  língua Portuguesa
1-Eixo Oralidade

2-Eixo Leitura

3-Eixo  Produção de textos escritos

4-Eixo de Análise Linguistica

Eixos Estruturantes e Objetivos de Aprendizagem por eixo de Matemática
1-Eixo Números e Operações

2-Eixo do Pensamento Algébrico

3-Eixo Espaço e Forma

4-Eixos Grandezas e medidas

5-Eixos tratamento da informação

III-Eixos Estruturantes e Objetivos de Aprendizagem por eixo de  Geografia e História (Área das Ciências Humanas)
1-Eixo Organização do Tempo e do Espaço

2-Eixo Produção e Comunicação

3-Eixo Identidade e Diversidade

4-Eixo Caartigrafia, fontes históricos e geográfica

III-Eixos Estruturantes e Objetivos de Aprendizagem por eixo de Fenômenos da Natureza (Área das Ciências da Natureza)
1-Eixo Vida nos Ambientes

2-Eixo Ser humano e Saúde

3-Eixo Materiais e Transformações

4-Eixo Sistema Sol e Terra

IV-Eixos Estruturantes e Objetivos de Aprendizagem por eixo de Linguagem Arte e Educação Física
1-Eixo Apreciação das Diferentes Manifestações das de Linguagens Arte e da Cultura Corporal na Educação Física

2-Eixo Execução nas Diferentes  Linguagens da Arte e da Cultura Corporal na Educação Física

3-Eixo Criação nas Diferentes Linguagens da Arte e da Cultura Corporal da Educação Física

4-Eixo Conhecimento e Reflexão sobre as Experiências, Saberes e Fazeres nas Linguagens da Arte e  na Educação Física

Outras  observações:
(   )  Glossário
(   )  Gráficos
(   )  Jogos
(   )  Labirinto
(   )  Mapas
(   )  Oficina
(   )  Projeto
(   )  Tabelas
(   )  Tamanho da fonte adequado
(   )  Textos grandes de mais
(   ) Caça palavras
(   ) Encarte 
(   ) Figuras Geométricas
(   ) Folha e capa de qualidade
(   ) Ilustrações,imagens e figuras
(   ) Letras  cursivas
(   ) Letras maiúsculas e minúsculas
(   ) Nitidez das cores
(   ) Palavras Cruzadas 
(   ) Quadrinhos


Acesse outros links


Nenhum comentário:

Postar um comentário