Plano de Aula
Terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
1. Identificação
Escola Municipal Nicolau Coelho
Disciplina – Língua Portuguesa
Professor – Marcio Gil de Almeida
Turma – 4º ano
2. Momento Deleite
Fábula Reino dos Macacos
*Leitura
*Reflexão
4. Objetivos
-Promover a familiaridade com o gênero textual Fábula
-Valorizar e estimular a leitura prazerosa
-Reconstrução Oral e escrita do texto
5. Conteúdos
A fábula será trabalhada nas seguintes pontos:
-Prática da Leitura
-Reflexão - Interpretação
-Produção de um novo texto escrita, individual ou equipe, reformulando a fábula: O Reino dos Macacos.
6. Metodologia
Em equipes serão distribuídas a dos textos da fabula aqui mencionada
As equipes a serem formadas devem ter três alunos
O texto deve ser reconstruído em cada equipe
Os alunos lerão e explicarão os novos textos
Serão acompanhados constantemente
7. Avaliação
Avaliação será feita por observação, acompanhamento no executar das atividades escritas e de expressão oral, seja individualmente ou coletivamente.
Será avaliada para utilização futura os textos morfossintaxe.
8. Recursos
-Papel ofício impresso com as atividades
-Pincel para quadro branco e o apagador
O REINO DOS MACACOS
Conta-se que a milhões e milhões de anos, havia outra civilização que dominante o Planeta Terra: Era o Reino dos Macacos. Um reino mágico onde tudo era possível. Todas as coisas viviam em harmonia. Era o céu que homens sempre desejaram. Mas, o que aconteceu para este reino não mais existir?
Os macacos viviam em árvores mágicas. Cada galho tinha um poder especial e contribuia para o bom funcionamento da civilização. Tudo ia muito bem, até que um dia, um macaco chamado Qatsar enfadou-se de fazer as mesmas coisas e queria sair do seu posto, ou seja, do seu galho mágico. Ele era responsável por manter o controle do clima. Queria mudar de função, mas o Conselho do Reino dos Macacos formado por grandes sábios, lhe disse que o treinamento demorava dez anos para uma mudança de função e que tinha de voltar para a escola. Ele não concordou que precisava voltar para a escola e retornou para o seu galho. Certo dia,
imprudentemente, conseguiu convencer o macaco Zestos para uma pequena troca de galho. Zestos cuidava do galho que dominava os vulcões. Então, cada um subiu em seu novo galho, e tudo ia muito bem. Mas um imprevisto aconteceu, e como não tinham treinamento para as novas funções causaram uma grande explosão e todo Reino dos Macacos fora destruído.
imprudentemente, conseguiu convencer o macaco Zestos para uma pequena troca de galho. Zestos cuidava do galho que dominava os vulcões. Então, cada um subiu em seu novo galho, e tudo ia muito bem. Mas um imprevisto aconteceu, e como não tinham treinamento para as novas funções causaram uma grande explosão e todo Reino dos Macacos fora destruído.
Quem me contou esta estória foi o único sobrevivente. O nome deste macaco é Sariyd. E devido ser o único sobrevivente e não querendo que isto aconteça com os seres humanos, ele manda um recado:
CADA MACACO EM SEU GALHO.
Glósário
Qatsar (que significa – impaciente---ruq qatsar - ser curto, ser impaciente, estar aborrecido, estar desgostoso)
Zestos (que significa – muito quente----zestov)
Sariyd (que significa sobrevivente------dyrs - restante, resto)
Autoria: Marcio Gil de Almeida
Acesse outros links
- Plano de Aula - Gênero Textual: Fábula
- Plano de Aula - Língua Portuguesa - 4º ano - Tipos de Frases - Parte 1
- Plano de Aula - Língua Portuguesa - 4º ano - Tipos de Frases - Parte 2
- Plano de Aula - Língua Portuguesa - Aula Inaugural - 4º ano -
- Plano de Aula – Língua Portuguesa - 4º ano
- Plano de Aula – Língua Portuguesa- Fábulas -4º ano
- Plano de Aula 4º ano - Fábula – Gênero Textuais, 23 de fevereiro de 2016
- Plano de Aula de Língua Portuguesa - 4º ano - Encontro Vocálico
- Plano de Aula de Português - 4º ano - Sinônimos, Antônimos e Correção Ortográfica
- Plano de Aula de Português - Bloco 2 - 4º ano
- Plano de Aula de Português - Bloco 3 - 4º ano
- Plano de Aula Interdisciplina - Língua Portuguesa-Geografia-História-Artes - 4º ano
- Plano de aula Português - Leitura e escrita, Gênero Textual, Diário Pessoal, Gramática - substantivo e separação de sílabas - 4 ano - Bloco 4
- Plano de Aula-Língua Portuguesa-4º ano
- Plano de Ensino Anual de Língua Portuguesa - 4º ano
- Português Para Estudar: Atividade Diagnóstica - 4º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário