Plano de Aula
Terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
1. Identificação
Escola Municipal Nicolau Coelho
Disciplina – Língua Portuguesa
Professor – Marcio Gil de Almeida
Turma – 4º ano
2. Momento Deleite
Fábula Reino dos Macacos
*Leitura
*Reflexão
4. Objetivos
-Promover a familiaridade com o gênero textual Fábula
-Valorizar e estimular a leitura prazerosa
-Reconstrução Oral e escrita do texto
5. Conteúdos
A fábula será trabalhada nas seguintes pontos:
-Prática da Leitura
-Reflexão - Interpretação
-Produção de um novo texto escrita, individual ou equipe, reformulando a fábula: O Reino dos Macacos.
6. Metodologia
Em equipes serão distribuídas a dos textos da fabula aqui mencionada
As equipes a serem formadas devem ter três alunos
O texto deve ser reconstruído em cada equipe
Os alunos lerão e explicarão os novos textos
Serão acompanhados constantemente
7. Avaliação
Avaliação será feita por observação, acompanhamento no executar das atividades escritas e de expressão oral, seja individualmente ou coletivamente.
Será avaliada para utilização futura os textos morfossintaxe.
8. Recursos
-Papel ofício impresso com as atividades
-Pincel para quadro branco e o apagador
O REINO DOS MACACOS
Conta-se que a milhões e milhões de anos, havia outra civilização que dominante o Planeta Terra: Era o Reino dos Macacos. Um reino mágico onde tudo era possível. Todas as coisas viviam em harmonia. Era o céu que homens sempre desejaram. Mas, o que aconteceu para este reino não mais existir?
Os macacos viviam em árvores mágicas. Cada galho tinha um poder especial e contribuia para o bom funcionamento da civilização. Tudo ia muito bem, até que um dia, um macaco chamado Qatsar enfadou-se de fazer as mesmas coisas e queria sair do seu posto, ou seja, do seu galho mágico. Ele era responsável por manter o controle do clima. Queria mudar de função, mas o Conselho do Reino dos Macacos formado por grandes sábios, lhe disse que o treinamento demorava dez anos para uma mudança de função e que tinha de voltar para a escola. Ele não concordou que precisava voltar para a escola e retornou para o seu galho. Certo dia,
imprudentemente, conseguiu convencer o macaco Zestos para uma pequena troca de galho. Zestos cuidava do galho que dominava os vulcões. Então, cada um subiu em seu novo galho, e tudo ia muito bem. Mas um imprevisto aconteceu, e como não tinham treinamento para as novas funções causaram uma grande explosão e todo Reino dos Macacos fora destruído.
imprudentemente, conseguiu convencer o macaco Zestos para uma pequena troca de galho. Zestos cuidava do galho que dominava os vulcões. Então, cada um subiu em seu novo galho, e tudo ia muito bem. Mas um imprevisto aconteceu, e como não tinham treinamento para as novas funções causaram uma grande explosão e todo Reino dos Macacos fora destruído.
Quem me contou esta estória foi o único sobrevivente. O nome deste macaco é Sariyd. E devido ser o único sobrevivente e não querendo que isto aconteça com os seres humanos, ele manda um recado:
CADA MACACO EM SEU GALHO.
Glósário
Qatsar (que significa – impaciente---ruq qatsar - ser curto, ser impaciente, estar aborrecido, estar desgostoso)
Zestos (que significa – muito quente----zestov)
Sariyd (que significa sobrevivente------dyrs - restante, resto)
Autoria: Marcio Gil de Almeida
Veja outras obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:
1. Fábulas I
2. Fábulas e Ilustrações no Capricho
3. Sermões edificantes I
4. Sermões edificantes II
5. Sermões edificantes III
6. Revelação de Levítico I
7. Revelação de Levítico II
8. Revelação de Levítico III
9.Universidade para Pais
Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883
Canal de Vídeo
Marcio Gil de Almeida (You Tube)
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883
Canal de Vídeo
Marcio Gil de Almeida (You Tube)
Nenhum comentário:
Postar um comentário