segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Plano de Aula de Ciências -Cinco Sentidos -2º ano

Escola_____________________________

Temática do Dia: Cinco Sentidos

DATA  __________________

 Turma  ___________      Turno  _____________

Professor:  _______________________________  


Objetivos

Identificar os cinco sentidos;

Estimular as sensações;

Desenvolver o autoconhecimento;

Reconhecer e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens;

Compreender as sensações que nos são despertadas;

Reconhecer os diferentes sentimentos que podemos ter.

Aguçar os sentidos e expressões.


Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Estratégias e recursos da aula

1-  "Coisas" que a gente sente: Sensações!

 Em uma roda de conversa, apresente às crianças diversos materiais com o intuito de explorar seus sentidos e percepções. Sugerem-se as seguintes atividades:

Experimento 1: Caixa das Sensações

 Objetivo: Aguçar a sensibilidade do tato

Materiais:

- 1 Caixa de papelão (pode ser de sapato ou maior dependendo da quantidade de alunos) Colocar materiais vários

  Assim, depois de todas as crianças terem participado da atividade, em uma roda de conversa questione:

- O que vocês sentiram?

- Como era o que vocês tocaram?

- Qual era o tamanho? Grande ou pequeno?

- Ela lisinho ou enrugado?

- O que será que ele pode ser?

  Exponha os trabalhos das crianças em um pequeno varal na sala de aula ou pela escola.

 

2- Que som é esse?

Objetivos: Aguçar a audição das crianças;

Identificar apenas pelo som o objeto ou fenômeno apresentado;

Materiais:

- Em um ou mais CD’s grave diversos sons, como:

Chuva;- Ventania;- Água;- Batida de madeira;- Buzina;- Bateria;- Guitarra;- Trem;- Carro; Moto; vião;- Miado;- Latido;- Relógio;- Choro;- Riso;

3- Cheiro

Identificar os diferentes “cheiros”

Materiais:

Utilize diferentes materiais com cheiros diversos como:

4- Ver

Objetivos: Aguçar o sentido da visão;

Identificar as diferentes imagens.

Passar um vídeo sobre Pinturas artisticas

5 – Paladar

Lembrar a distinção de diversos sabores.

É gostoso?

- Como ele é?

- Doce ou salgado?


Livro adotado:

NEVES, Claudia Carvalho. Aprendendo Juntos Ciências da Natureza e Humanas. São Paulo: Editora SM, 2014. P. 136-141.

Nenhum comentário:

Postar um comentário