terça-feira, 13 de outubro de 2020

PROJETO ESPORTE PELA APRENDIZAGEM

 Marcio Gil de Almeida

Pedagogo e Teólogo

Definição
Será realizado um campeonato de futebol para os meninos e de baleado ou handebol para as meninas. Este campeonato será realizado no intervalo normal utilizando a tabela do uso cotidiano da quadra e haverá premiação para os campeões (um troféu). Desta forma, esta programação será utilizada como ponte para alcançar vários objetivos de aprendizagem.
Tempo necessário
Serão necessárias três semanas para este projeto “Esporte pela Aprendizagem”. A primeira semana é de organização e a segunda e a terceira semanas são de execução.
Objetivos
1-    Estimular o esporte nos alunos promovendo saúde.
2-    Contribuir para uma formação consciência coletiva e da disciplina
3-    Contribuir na construção de conhecimentos de língua portuguesa (aprendizagem da escrita, leitura, gramática e gênero textuais), de matemática, ciência e história.

Organização e Execução
1º Explicar aos alunos como será a organização afirmando que os objetivos envolvem a prática de esporte e a aprendizagem em várias disciplinas.
2º A professora do 1ª ano deverá enviar à sala do 2º ano todas as meninas e a professora deverá N enviar todos os meninos do 2º ano para a sala do 1ª ano.  Da mesma sorte, as professoras S e I, deverão enviar todos os meninos do 3º e 4º anos para a sala do 5º ano e todas as meninas (3º, 4º e 5º) deverão ficar na sala do 4º ano. A professora I estará junto com a professora do 5º ano, que conforme o dia poderá ser R, S ou N. Os times serão diferenciados por uma fita verde ou amarela nos braços de cada jogador. O Capitão do time terá uma fita no braço de cor diferente. Será divido em dois times cada grupo e serão dois jogos em dias diferentes (conforme a tabela). Também, deverão ser escolhidos um juiz e um locutor.
3º Os jogos serão realizados conforme tabelas já afixadas nas salas de aulas, contudo, todas as atividades serão por turma.



4º Atividades em cada turma:
Primeiro Ano
Assunto – Polígonos – É uma figura plana com pontos ligados formando ângulos.

Justificativa

O mundo está composto de formas geométricas e há a necessidade de deste conhecimento, por tanto, a escola deve ensinar tal conteúdo

Objetivos

Construir o conhecimento nos alunos a percepção da realidade geométrica dos polígonos.
Possibilitar o crescimento prático dos alunos na realidade geométrica.

Procedimentos

1º Passo - Levar as crianças à quadra (formato de retângulo) para mostrar e iniciar a reflexão sobre os formatos geométricos.
2º Passo – Levar os alunos a desenharem e a pintarem uma quadra ou campo de futebol com jogadores e a bola.
3º Passo – Trabalhar com material didático concreto mostrando outros polígonos.

Segundo Ano  

Assunto – Ortografia

Justificativa

Em todas as fases do letramento é necessário o aprendizado da correta escrita e isto não é diferente dos alunos do segundo no ano.

Objetivo

Contribuir na construção da cultura da escrita e leitura.
Usar do esporte escolar para construir a cultura da escrita
   1º Ditado de palavras - Levar o aluno a refletir sobre possíveis palavras para um ditado que envolva o futebol praticado no Campeonato pela Aprendizagem.  Palavras que podem ser estimuladas para os alunos lembrarem e escreverem: bola, rede, trave, quadra, tempo d duração, placar, vitória, derrotado, adversário, organização, disciplina, cooperação, juiz, locutor e os nomes dos jogadores.


   2º Ditados de frases

Faça o ditado utilizando as frases dos quadrinhos que narram um jogo de futebol. E depois dê os próprios quadrinhos para que eles mesmos corrijam o professor.


3º Utilizando a oportunidade e aproveite para falar um pouco sobre amizade, saber ganhar e perder.
Terceiro Ano 

        Assunto – Esporte para construção da amizade
        Justificativa
Muito necessário é que todos os alunos saibam ter boas relações humanas e o esporte pode ajudar nesta construção. Um dos benefícios das boas relações humanas são as amizades construídas.

        Objetivos
-Levar os alunos a refletirem sobre o valor da amizade e que no esporte podemos obtê-las.
-Contribuir para que os alunos encontrem caminhos para boas amizades.
-Usar de gênero textual não verbal para contar alguma estória que relacione esporte e amizade
Procedimentos
1º Divida os alunos em equipes
2º Todas as equipes devem contar estórias que relacionem esporte com amizade. Os textos não verbais que devem ser usados são:
Equipe 01 – Mímicas ou gestos para montar a estória.
Equipe 02- Utilizar imagens para montar a estória
Equipe 03- Utilizar de dramatizações para montar a estória
Equipe 04 – Construir uma estória e contar aos colegas por meio de objetos ou por meio de uma musica inventada por eles.

Quarto Ano  
           Assunto: Gênero Textual
           Justificativa
Os gêneros textuais são diversos e todos eles exigem criatividade, De sorte que construir uma relação criativa com os gêneros textuais.
           Objetivo
Contribuir para uma relação criativa para com os gêneros textuais e especificando o gênero estória em quadrinhos.
          Procedimento
1º Passo - Explique gêneros textuais e mais, especificamente, estória em quadrinhos
2º Passo – Divida os alunos em equipe e os oriente a criarem uma estória de uma cena de partida de futebol em quadrinho.
3º Passo – As equipes devem ler e explicar a estória para os colegas.

Criar uma estória de jogo de futebol ou outro esporte no formato de estória em quadrinhos.

Quinto Ano 
Professoras: 1, 2, e 3 

Profª 1
Língua Portuguesa
Assunto: Gênero Textual Informativo
           Justificativa
Os gêneros textuais são diversos, todos eles exigem criatividade, escrita e leitura, De sorte que construir uma relação criativa com os gêneros textuais.
           Objetivo
Contribuir para uma relação criativa para com os gêneros textuais e especificando, o jornalístico.
      Procedimento
1º Passo - Explique gêneros textuais e mais, especificamente, o jornalístico.
2º Passo – Divida os alunos em três equipes e os oriente a criarem um pequeno jornal. Deve haver três textos:
Texto 1 – Escrever sobre a visita ao parque,
Texto 2 - A feirinha (projeto executado no GEPM)
Texto 3 – Escrever sobre o jogo de futebol e/ou baleado que ocorreu na escola
Estes temas devem ser desenvolvidos, escritos e lidos pelos alunos. Cada equipe fica responsável em desenvolver um tema e o melhor texto de cada equipe deve ser escolhido pela equipe, todos os alunos ou pelo professor.
3º Passo - Os melhores textos das equipes de cada tema devem ser formato em um jornal que deve ter um nome e deve ser deve editado. Deve-se expor o jornal no pátio escolar.

Profª 2
Assunto – Polígonos e Cálculo de Área Quadrada

Justificativa

O mundo está composto de formas geométricas e há a necessidade de deste conhecimento, por tanto, a escola deve ensinar tal conteúdo. Há decisões a serem tomadas na construção de uma casa ou até mesma na compra de um terreno que é necessário o conhecimento de cálculo de área quadrada para se ter o conhecimento do tamanho.

Objetivos

Construir o conhecimento nos alunos a percepção da realidade geométrica dos polígonos.

Possibilitar o crescimento prático dos alunos na realidade geométrica.

Aprender a calcular área quadrada

Procedimentos

1º Passo – Lembrar os alunos do formato da quadra (formato de retângulo) de esporte da escola Médici para iniciar a reflexão sobre os formatos geométricos.

2º Passo – Trabalhar Cálculo de área quadrada

Profª 3

Assunto – A Importância do Esporte

Justificativa

O esporte tem promovido o lazer e a saúde por isso estimulá-lo.  Ao estudar as ciências encontramos benefícios diversos do esporte e daí a necessidade de estimular a prática do mesmo.
Objetivos
Estimular a prática de esporte
Informar os benefícios da prática do esporte

Procedimentos

1º Passo

Falar sobre os benefícios do esporte. Sugerimos este texto para leitura e reflexão coletiva:
Benefícios da Prática do Esporte
Esportes coletivos facilitam o convívio social, já que a prática depende da interação entre os alunos fazendo amigos novos.  A prática do esporte melhora a saúde, a aparência e nos leva as conquistas do esporte proporcionam muita confiança, o que tem interfere de forma positiva na autoestima.  O exercício cansa o corpo durante sua a realização, mas o efeito nas horas restantes é inverso: sobra disposição para o trabalho e para o lazer.
A prática do esporte exige concentração e ajuda a esquecer, por algum tempo, os problemas geradores de ansiedade. A prática de esportes como artes marciais, dança, natação e corrida podem estimular conexões entre os neurônios. Melhora o raciocínio e a memória, prevenindo contra doenças como Alzheimer e outras demências.  Os exercícios físicos aumentam os níveis de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis por melhorar o humor. A prática diária de, pelo menos, 30 minutos de atividade física faz você dormir melhor e com mais facilidade.
2º Passo
Os alunos devem escrever uma carta para outro aluno da sua sala falando de um jogador que ele admira e usá-lo como modelo para incentivar o colega a praticar o esporte.  Esta carta deve ser lida na sala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário