domingo, 27 de julho de 2025

Plano de Aula - Geografia - Rios Perenes ou Permanentes e Rio Temporários Rios Perenes

 



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA

DIVISÃO DE ENSINO- ANOS INICIAIS


Escola: Municipal Nicolau Coelho

Turma: 4º ano matutino

Professor(a) ___________________________________

ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO

Data

__/__/2024 até __/__/2024

Componente Curricular

Ciências Humanas - Geografia

Habilidades/ Objetivos de aprendizagem

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

Competências

- Recolher informação sobre as características dos rios perenes e permanentes levando em conta a relação sociais e económicas.

-Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância do tema tratado e como fazer a relação com as pessoas no seu dia a dia.

Objetivo

Compreender as definições de Rios Perenes ou Permanentes e Rio Temporários Rios Perenes e estabelecer exemplos práticos para que o aluno faça relação com a realidade humana.

Objetos de Conhecimento/ Conteúdo

-Conceituar e exemplificar Rios Perenes ou Permanentes.

Rios perenes: Rio Negro, Rio Amazonas, Rio Perenê, Rio São Francisco etc.

-Conceituar e exemplificar Rios Temporários.

Exemplo Temporários: Rio Paraíba do Meio, Rio Jaguaribe etc

Estratégias

  1. Exposição do conteúdo utilizando quadro branco, livro didático, imagens grandes coladas no quadro.

  2. Projetar vídeos para os alunos. Veja o link do blog e dos canais:
    https://fileseducacao.blogspot.com/2024/04/rios-perenes-e-rios-temporarios-46-prof.html

https://www.youtube.com/watch?v=2Elat_1OGlU&t=2s

https://www.youtube.com/watch?v=wWhpJWNUBuc

3-Aplicar atividades




Material de apoio

Livro didático, Quadro Branco, marcadores de quadro, caderno, material impresso conforme a temática.

Instrumentos de Avaliação

Participação oral e escrita, individual, em dupla ou coletiva..

Atividade do livro didático, no caderno e material impresso.

Referências

BNCC, Currículo do ensino fundamental do Estado da Bahia, Currículo Emergencial de Eunápolis –Anos Iniciais

JOMAA, Lina Youssef. Buriti Mais Geografia , 4º ano. São Paulo: Editora Moderna.

Estimativa de  Carga horária

Conforme o professo

OBSERVAÇÃO:




 Contribuição voluntária e sem valor determinado.

Marcio Gil de Almeida
Pix 49981919500
Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:








Nenhum comentário:

Postar um comentário