PLANO
ANUAL
ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS DA NATUREZA
COMPONENTE CURRICULAR- CIÊNCIAS
- ANO - 3 º ANO
Unidade
temática/Eixos
|
Objeto de
conhecimento
|
Habilidades
|
Avaliação
|
Matéria e energia
|
Produção de som
|
EF03CI01) Produzir
diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar
variáveis que influem nesse fenômeno.
|
·
Observando o interesse,
participação, organização e responsabilidade.
·
Dialogar com os alunos para
sondar o nível de aprendizagem.
·
Observar o grau de autonomia
do aluno.
·
Aplicar atividade escrita e oral
·
O
aluno será avaliado no seu dia-a-dia,
·
Será
diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual,
visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
·
Através
a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
|
Efeitos da luz nos
materiais
|
(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da
luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes,
prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na
intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de
uso cotidiano).
|
Saúde
auditiva e visual
|
(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da
saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de
som e luz. (EF03CI01BA) Perceber paisagens sonoras de distintos espaços
geográficos (campo, litoral, centro de uma metrópole, cachoeira, etc) através
de áudio e vídeo ou visitas a campo. (EF03CI02BA) Comparar o som produzido
pelos objetos e associar essas particularidades com a composição dos
diferentes materiais. (EF03CI03BA)Perceber sons presentes no corpo e nos
espaços de convivência em que está inserido. (EF03CI04BA) Discutir os possíveis danos que o uso excessivo do
fone de ouvido pode ocasionar ao aparelho auditivo.
|
Vida e Evolução
|
Características
e desenvolvimento dos animais
|
(EF03CI04) Identificar
características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como
se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
(EF03CI05) Descrever e
comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de
diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
(EF03CI06)
Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características
externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas,
patas etc.).
|
Terra e Universo
|
Preservação
|
(EF03CI06BA)
Conhecer alternativas para preservação de plantas e animais ameaçados de
extinção.
|
Características
da Terra
|
EF03CI07)
Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença
de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de
diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias
etc.).
|
Observação
do céu
|
(EF03CI08)
Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que
o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. Assim como
reconhecer a existência de diferentes objetos celestes (asteroides, cometas,
galáxias, etc.
|
Usos
do solo
|
(EF03CI09)
Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em
características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas,
permeabilidade etc. (EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo
(plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades),
reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida
|
Leis
Universais
|
(EF03CI07BA)
Discutir a existência de leis que regem nosso universo como, por exemplo, a
lei de gravidade.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário