terça-feira, 3 de novembro de 2020

PLANO ANUAL DE ENSINO - CIÊNCIAS - 3 º ANO


PLANO ANUAL

ÁREA DE CONHECIMENTO  -  CIÊNCIAS DA NATUREZA

COMPONENTE CURRICULAR-  CIÊNCIAS   -  ANO - 3 º ANO

 

Unidade temática/Eixos

 

Objeto de conhecimento

 

Habilidades

 

Avaliação

 

Matéria e energia

Produção de som

EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

·        Observando o interesse, participação, organização e responsabilidade.

·        Dialogar com os alunos para sondar o nível de aprendizagem.

·                Observar o grau de autonomia do aluno.

·                Aplicar atividade escrita e oral

·                O aluno será avaliado no seu dia-a-dia,

·                Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.

·                Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Efeitos da luz nos materiais

(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

Saúde auditiva e visual

(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz. (EF03CI01BA) Perceber paisagens sonoras de distintos espaços geográficos (campo, litoral, centro de uma metrópole, cachoeira, etc) através de áudio e vídeo ou visitas a campo. (EF03CI02BA) Comparar o som produzido pelos objetos e associar essas particularidades com a composição dos diferentes materiais. (EF03CI03BA)Perceber sons presentes no corpo e nos espaços de convivência em que está inserido. (EF03CI04BA) Discutir  os possíveis danos que o uso excessivo do fone de ouvido pode ocasionar ao aparelho auditivo.

Vida e Evolução

Características e desenvolvimento dos animais

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Terra e Universo

Preservação

(EF03CI06BA) Conhecer alternativas para preservação de plantas e animais ameaçados de extinção.

Características da Terra

EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

Observação do céu

(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. Assim como reconhecer a existência de diferentes objetos celestes (asteroides, cometas, galáxias, etc.

Usos do solo

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. (EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida

Leis Universais

(EF03CI07BA) Discutir a existência de leis que regem nosso universo como, por exemplo, a lei de gravidade.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário