1 - IDENTIFICAÇÃO:
1.1 – Área em que o projeto será aplicado: |
Educacional |
1.2 - Título do projeto: |
Construindo um Ambiente de Trabalho Saudável nas inter-relações no Espaço Escolar |
1.3 - Nome do idealizador: |
Marcio Gil de Almeida |
2 – SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA
Compreende-se que ambiente conturbado prejudica o resultado final dos educadores escolares. Educadores envolvem todos profissionais que servem no ambiente escolar, mesmo não sendo professor. O educando é influenciado pela qualidade do ambiente das inter-relações profissionais que continuamente convivem. As dificuldades nos relacionamentos pessoais geram complicações emocionais e ocorrem ações e reações que geram um ambiente desfavorável. As pessoas são diferentes. os temperamentos, conceitos pessoais e os hábitos são difíceis de convivências. Uma situação que gera um ambiente desagradável é atitudes de desvalorização sofrida por funcionários, promovidas, seja por colegas da mesma função ou até mesmas pela própria direção. Existe uma resistência nas pessoas de reconhecer o problema e que ele deve ser enfrentado. Não há como a direção escolar, o corpo docente e todos os demais profissionais da educação ficar paralisados. Existe solução e ela é prevista por meio de um trabalho baseado em estratégias diversas. |
3 – OBJETIVO GERAL
Favorecer mudança nos inter-relacionamentos que contribua num ambiente de trabalho saudável para que o educando seja beneficiado no processo de educação escolar.
4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos, na sua totalidade, expressam o conjunto de ações que devem ser realizadas para que o Objetivo Geral seja alcançado. Assim, cada objetivo específico deve traduzir uma ação a ser realizada e que, é indispensável ao esforço global de atingir a finalidade do projeto.
- Conscientizar os atores das inter-relações sobre a importância de uma avaliação pessoal e coletiva das mesmas e partir para um processo de uma mudança positiva.
- Motivação constante do grupo para andar na nova direção
- Proporcionar oportunidades de contribuir com mais eficiente no educando através de um ambiente construtivo resultado de boas relações humanas
5 – RESULTADOS ESPERADOS
5.1 – Resultados esperados com relação aos funcionários.
Uma autoconsciência da qualidade nas inter-relações entre os funcionários em sua diversidade de funções proporcionando mudanças positivas.
5.2 - Resultados esperados com relação aos Dirigentes.
Um cuidado maior da direção escolar com iniciativas que vão corroborar com um melhor resultado da clientela escolar. Nunca esquecendo que as boas relações começam com o exemplo de quem liderança.
5.3 - Resultados esperados com relação à clientela do local.
É esperado pelos avanços positivos no ambiente de trabalho na totalidade das inter-relações entre todos os funcionários, independentes da sua posição.
6- ABRANGÊNCIA E CONTEXTO
A escola municipal, do município de Itapetinga, será beneficiada com este projeto. Ela contém dez professores, três vigilantes, cinco merendeiras (técnicos em alimentação), quatro servidores gerais, duas secretárias, dois digitadores, um vice-diretor e um diretor e um coordenador pedagógico.
7 – PLANO DE AÇÃO
AÇÃO A
|
AÇÃO B-
|
AÇÃO C-
|
8- CRONOGRAMA
AÇÃO | ATIVIDADE | F | M | A | M | J | A | S | O | N | D | ANO |
A | Diálogo | x | 2016 | |||||||||
A | Palestras sobre Relações Humanas | x | 2016 | |||||||||
A | Palestra sobre a Comunicação eficiente nas relações interpessoais | x | 2016 | |||||||||
A | Dramatização teatral feita pelos funcionários e para os funcionários dentro do tema: A importância do Outro... | x | ||||||||||
A | Um festival de apresentações por funcionários diversos, individualmente ou coletivamente, por meio de leitura e reflexão de textos ou apresentações humorísticas. O tema é construindo um ambiente de trabalho saudável. | x | ||||||||||
B | Atividade de lazer fora da escola, a ser decidido previamente pelo grupo, visando aumentar a proximidade nas relações humanas (interpessoais) e a consciência de equipe. | x | ||||||||||
B | Palestra sobre Motivação Pessoal e Coletiva - Motivação constante do grupo para andar na nova direção | x | 2016 | |||||||||
C | Palestra Ética Profissional | x | 2016 | |||||||||
C | Finalizar o projeto com uma confraternização | x | 2016 |
9 – DESDOBRAMENTOS DAS AÇÕES EM ATIVIDADES.
AÇÕES | ATIVIDADES | RESPONSÁVEIS |
AÇÃO A |
Palestras sobre Relações Humanas Equipamento: Datashow, caixa de som, microfone e um notebook. Executando a Palestra: Será ministrada por meio do método expositivo, se utilizando vídeos (pequenos filmes, documentários etc.), dinâmica que envolva os participantes a uma maior proximidade com reflexão que abordem o tema abordado.
Equipamento: Datashow, caixa de som, microfone e um notebook. Executando a Palestra: Será ministrada por meio do método expositivo, se utilizando vídeos (pequenos filmes, documentários etc.), dinâmica que envolva os participantes a uma maior proximidade com reflexão que abordem o tema abordado.
| Diretor da Escola e/ou Coordenador Pedagógico Um Assistente Social, especialista em RH Um Psicólogo Um(a) professor(a) da Escola que se identifica nesta área de dramatização teatral Coordenador Pedagógico |
AÇÃO B |
| Deve ser escolhido um professor ou outro profissional de outra área. Um palestrante acostumado a tratar desta temática e que realmente consegue empolgar |
AÇÃO C | Palestra Ética Profissional Finalizar o projeto com uma confraternização Esta confraternização visa o intercâmbio entre os profissionais que estimulem os laços amigáveis entre os profissionais. Se o evento for nas instalações da escola, não deve haver funcionário de dentro da escola trabalhando para o intercâmbio acontecer, principalmente, as merendeiras (técnicas de alimentação). Se for, realmente cozer alimentos no local, se deve contratar profissionais de outro estabelecimento. Existe a alternativa de cada um trazer os pratos com alimentos etc. Na limpeza deve ser um mutirão de todos os profissionais e não apenas daqueles que tem esta atribuição no seu cotidiano. O clima de valorização e de empatia deve ser o tom da confraternização e os lideres devem ser o exemplo, tais como: a Diretoras e o Coordenadores. O mais recomendável, deve ser em um local fora do ambiente cotidiano de trabalho. | Um pedagogo que trabalha na área de Gestão Escolar que não trabalhe na escola e que de preferência não seja conhecido pelo grupo. Diretora |
Observação:
Este seminário foi elaborado como cumprimento de um dos requisitos da Pós Graduação que estou cursando em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar. Recebi a nota 10,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário