Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo
Considerações Iniciais
1º Você tem a liberdade de adaptar como desejar
2º Os casos colocados são a tipificação da realidade e não a determinação absoluta que todos os casos terão o mesmo resultado.
3º Não há necessidade de se ler palavra por palavra na execução da dinâmica. O texto é um referencial sugerido por mim.
4º Comece mostrando as três folhas e explicando que as três folhas têm um paralelo com os com a história de vidas das crianças.
FOLHA I – CRIANÇA ESTRAGADA
Ao mesmo tempo em que a pessoa narra o texto, a pessoa deve manusear folha. À medida que o texto cita alguma coisa desagradável, se deve amassar a folha.
Quando terminar a leitura do texto, a folha deverá estar totalmente amassada. É bom dramatizar um pouco e jogar a folha em cima da mesa ou no chão. Demonstre a dor da criança.Cada ação negativa da genitora é uma nova deformação ou machucado na formação do filho.
Quando terminar a leitura do texto, a folha deverá estar totalmente amassada. É bom dramatizar um pouco e jogar a folha em cima da mesa ou no chão. Demonstre a dor da criança.Cada ação negativa da genitora é uma nova deformação ou machucado na formação do filho.
O menino é superprotegido, inclusive, da própria realidade da vida. Quando alguém fala alguma coisa ruim do filho, a genitora não analisa, simplesmente, agride. O garoto quebra cadeiras na escola e rouba o material escolar de outros colegas. A mãe, simplesmente, faz de conta que coisa alguma está acontecendo. O filho bate no colega na escola, a professora conversa com a genitora e a mesma agride a professora.
O que é certo ou errado e o limite não foram aprendidos com suas distinções e há conseqüências na vida do garoto. O resultado é um filho descontrolado e destemperado: O FILHO FOI ESTRAGADO.
FOLHA II – CRIANÇA DESTRUÍDA
Ao mesmo tempo em que a pessoa narra o texto, a pessoa deve manusear folha. À medida que o texto cita alguma coisa desagradável, deve-se amassar furar e rasgar a folha. Quando terminar a leitura do texto, a folha deverá estar totalmente cartada em pedaços. É bom dramatizar um pouco e jogar os pedaços na lixeira. Demonstre a dor, rejeição e a morte sofrida pela criança.
Os pais são grossos com filho. O garoto é agredido constantemente. O chama de várias palavras agressivas, tais com: jegue, burro, animal, veado, porra, merda, desgraça e Satanás. Eles também fazem ameaças ao filho, tais como: Vou te matar ou vou quebrar esta cara. E ainda, como não se bastasse, eles o agridem fisicamente batendo de pau e de fio, chicote que se bate em cavalo etc. E o golpe final, se motivo, eles simplesmente o expulsa o filho para morar na rua.
O ocorrido acima citado, mata a alma do garoto e o destrói completamente.
FOLHA III – CRIANÇA AMADA
Ao mesmo tempo em que a pessoa narra o texto, a pessoa deve manusear folha. Neste caso, se deve manusear a folha sem amassar ou furar. E no final da leitura do texto, os pais devem ser desafiados a andarem na linha da CRIANÇA AMADA.
Amar é fazer o melhor possível para se e para o próximo. Mas, o que é o melhor? O melhor é:
-Passar mais tempo com o filho
-É se carinhoso
-É ser misericordioso
-É ser justo (ser imparcial e dar o que é dele e a não dar o que não é dele)
-É falar a verdade
-É acreditar no potencial do filho (como você ver o seu filho?)
-É falar com ele com temperança
-É ser um bom exemplo para seu filho
-É agir com ele da mesma forma como você desejaria que ele fizesse com você
Esta folha com certeza estará inteira e flexível. Grandes coisas serão escritas nesta folha e será de grande significado no livro da vida entre os homens.
Outras Dinâmicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário